Turismo

METRÔ DE PARIS: O PARAÍSO DOS BATEDORES DE CARTEIRAS OS PICKPOCKETS

Tenha todo cuidado com sua bolsa ou carteira ao usar o Metropolitan e o próprio sistema informa que há batedores de carteiras nos trens
Tasso Franco , Paris | 30/07/2022 às 10:39
Metropolitan de Paris tem 304 estações
Foto: BJÁ
     O metrô de Paris é o paraíso dos ladrões batedores de carteiras. Não é em todo o Metropolitan com suas 304 estações e 225 km de extensão com 16 linhas, das quais a 1 e a 14 são automáticas totalmente sem metroviários. Um sistema de computação comanda essas duas grandes linhas, as mais movimentadas da ville, com estações em pontos turísticos mais revelantes da capital francesa, onde ocorrem a maior quantidade de furtos. 
  
   Os turistas são os alvos principais dos ladrões ou gangues organizadas que atual especialmente nas estações de transbordo Madeleine, Concorde, Saint Lazare, tTrocadero, Du North, Montparnasse, Arco do Triunfo, com grande movimentação de estrangeiros. 

   Chega-se ao cúmulo do sistema robotizado do metrô nas linhas 1 e 4 avisarem pelos serviços de som dos trens, com frequência: "Je vous informe que nous voyageons actuellement avec des pickpockets à bord". Ou seja, em português: "Informamos que tem batedores de carteiras à bordo".
 
   E você que proteja a sua porque raramente se vê segurança da SNCF ou da Polícia nas estações, as gangues agem de forma muito rápida passando o furto de uma pessoa para outra e o que mais de vê, nesses casos, são pesssoas gritando que foram furtadas e às vezes chorando sem ter a quem recorrer. 

  O turista, então, coitado, fica sempre a ver navios e procura apenas dar uma queixa numa delegacia de Policia para resguardar-se do seguro em seu país e bloquear o cartão de crédito. A Policia o mais que aconselha é ter cuidado com as bolsas e carteiras.

  FAÇA SUA SEGURANÇA

  Por isso mesmo, recomenda-se usar porta-dólares presos na cintura por baixo da camisa ou bolsas a tira-colo sempre colocadas à frente da barriga (nunca nas costas), mesmo sentadas, segurando-as firmemente. 

   Às vezes, os "pickpokets" cortam as hastes das bolsas sempre nas horas dos embarques e desembarques dos trens quando há aglomerações de passageiros, o que é frequente nas estações de transbordo.
 
   O metrô funciona das 5h30m à 1h e nos fins de semana às vezes determinadas linhas funcionam até às 2h30m e o bilhete custa 1.9 euros (app 11 reais). Quando se compra um pacotinho com 10 bilhetes o preço cai para 1.6 euros cada. E, há venda, para os nativos ou para quem vai ficar uma temporada maior em Paris de passaporte mensal, trimestral, semestral. 

  A venda de bilhetes é automatizada em todas as estações com opções de leituras nos terminais em francês, inglês, espanhol e alemão.

  Diante de sua extenão e idade - data de 1900 - há trechos ainda mais antigos e outros expressos sem metroviários, tudo no automático com portas abrindo e fechando dessa maneira. Nas estações mais antigaa os passageiros são responsáveis por abrir as portas dos trens acionando uma manivela.
  
    A Linha 1 (Porte de Vincennes - Porte Maillot) foi inaugurada em 19 de julho de 1900, para servir os ensaios dos Jogos Olímpicos de Verão de 1900 no Bosque de Vincennes. Pequenas seções das linhas 2 e 6 (na época 2 sud) foram completadas no mesmo ano para servir a Feira Mundial.
  
   Vale observar que nas linhas dos bairros não há "pickpoketes" e o sistema é seguro mesmo nas madrugadas. Ainda assim, não se deve dar bobeiras. 
  
   POR QUE A POLICIA NÃO AGE COM MAIS RIGOR?
  
   Essa é uma discussão antiga na França uma vez que os batedores de carteiras atuam há muitos anos e até já virou uma espécie de folclore alguém ser furtado no metrô. Eventualmente a Policia faz blitz em algunas estações quando acontecem eventos na cidade com o 14 de Julho, Natal, Reveillon, jogos de futebol e outros. Mas, é só. Via de regra não há policiamento nas estações e cada qual que cuide de sua bolsa ou mala (TF)