Turismo

VENEZA: CIDADE OBJETO DE DESEJO MUNDIAL ETERNAMENTE BELA,p TASSO FILHO

Cidade dos canais, das gôndolas e que desperta um sentimento de paixão entre as pessoas, especialmente casais
Tasso Filho , Veneza, Itália | 19/07/2022 às 18:36
A eterna Veneza, Itália
Foto: TFF
    A Itália é, sem dúvidas, um dos países mais bonitos do mundo e na alta temporada de verão do hemisfério norte recebe milhares de turistas em todas as suas regiões. Um dos destinos mais procurados e o segundo mais visitado em todo o país é a cidade das artes, gôndolas e canais, a icônica Veneza. Conhecida internacionalmente como “a cidade flutuante”, parte da cidade e sua lagoa estão listadas pela Unesco como Patrimônio da Humanidade.

   Venezia - em italiano - fica localizada no nordeste da Itália, mais precisamente na pantanosa Lagoa de Veneza, sobre um grupo de 118 ilhas conectadas por cerca de 400 pontes. Não se sabe ao certo a sua data de fundação, mas o nome de Veneza é derivado do antigo povo veneti que habitou a região até o século X a.C. Há uma teoria é que na época do império romano refugiados das cidades romanas de Pádua, Aquileia, Altino e Concórdia, que eram constantemente atacadas pelos germânicos, junto aos pescadores do lago constituíram a população original de Veneza. 

    A cidade foi historicamente a capital da República de Veneza por mais de um milênio sendo uma importante potência marítima e comercial durante a Idade Média e o Renascimento. 

    Além disso, a cidade-estado de Veneza é considerada o primeiro verdadeiro centro financeiro internacional, surgindo no século IX e atingindo seu auge no século XIV. A independência e soberania veneziana só chegou ao fim quando em 1797 Napoleão Bonaparte conquistou aquela região. Em 1866 a cidade passou a fazer parte do reino da Itália.

         VIVEM EM TERRAFERMA

Ao contrário do que muita gente pensa, Veneza não é apenas a parte das ilhas, conhecido como centro histórico. Grande parte da cidade e a maioria de seus habitantes moram na parte continental da cidade, a “Terraferma”. No total, sua população é de 225 mil pessoas, dos quais apenas 50 mil vivem no seu centro histórico. 

Classificada diversas vezes pelo New York Times como “a cidade mais bonita do mundo”, Venezia é fantástica e encantadora. Sua arquitetura e engenhosidade impressionam. A cidade é toda interligada por canais que substituem as ruas como conhecemos e as gôndolas assumem o lugar dos carros. Becos e vielas apertadas, interligadas por pontes e uma água azul esverdeada compõem essa paisagem única.

Ao chegar pela estação de trem Venezia Santa Lucia, o turista dá de cara com o Grande Canal e tem a vista da Igreja de San Simeon Piccolo, um dos principais pontos turísticos da cidade. A dica é se perder e se achar. Sair andando pelas ruas de Veneza é uma delícia. Com diversas lojinhas e restaurantes, as ruas principais são um charme e uma tentação para todos. Os destaques são as máscaras venezianas e as esculturas e acessórios de vidro feitos em Murano.

As famosas máscaras venezianas, cheias de purpurina, cores e de diversos formatos são um sucesso. A tradição vem do Carnaval de Veneza, um dos mais antigos do mundo. A festa dura 10 dias e os participantes usam trajes típicos do século XVIII e suas máscaras. 

       PASSEIO DE GÔNDOLA

O principal passeio, e mais famoso, para os casais e famílias que vão à Veneza é o passeio de gôndola. O trajeto feito pelos canais da cidade nas famosas gôndolas venezianas é muito romântico e tabelado por 80 euros entre todos os gondoleiros. Algumas vezes o passeio tem direito a música romântica ao vivo e é sensacional.

O principal ponto turístico da cidade é a Praça de São Marcos. Nela se encontram a Basílica de São Marcos, o Palácio Ducal, a Biblioteca Nazionale Marciana, o Campanário de São Marcos e a Torre do sino de San Marco. A praça é muito ampla, com restaurantes e lojas no seu entorno; e é também o ponto mais baixo da cidade, a apenas 64cm acima do nível do mar. Entre o outono e a primavera, com o aumento das chuvas e das marés do Mar Adriático, a cidade se alaga e a Praça São Marcos é o primeiro lugar a ficar completamente inundado. Muitos dizem que o aquecimento global um dia irá inundar o centro histórico da cidade para sempre. 

Logo atrás da Praça e do Palácio Ducal, está a Ponte dos Suspiros, outro grande ponto turístico e local disputadíssimo para fotos. Outros pontos de interesse são o Grande Canal, a Ponte de Rialto, a Ponte da Academia, o Ca’Rezzonico, a Igreja de San Giorgio Maggiore, o Palácio do Doge, a Igreja Santa Maria della Salute, entre outros. Todos lindos e imponentes, para acessar alguns desses locais é necessário pegar um barco ou uma gôndola. 

O sistema de transporte marítimo da cidade é perfeito. Lá existem linhas de lanchas e barcos, ao invés dos convencionais ônibus e metrôs. A passagem é cara, custa 7,50 euros e pode ser usada em até 75 minutos.  

Outro ponto turístico e destino muito legal é Murano. Uma pequena ilha que fica ao lado de Veneza e é famosa pela sua produção de peças, esculturas e acessórios feitos artesanalmente através da técnica secular do sopro de vidro. Murano faz parte do sistema marítimo de transporte e a travessia dura cerca de 25 minutos. Chegando lá é possível ver os mestres do vidro soprando e criando os mais variados tipos de acessórios de decoração. De águas-vivas a pinguins, taças, pratos, jarros e copos, jóias.. tudo é feito por lá. Vale muito a pena conhecer.  A apresentação de demonstração do sopro custa 5 euros. Em algumas lojinhas, se você estiver com sorte, poderá ver essa técnica de graça. 

O principal evento que acontece na cidade é a Bienal de Veneza. Nascida como uma sociedade de cultura em 1895, a Bienal promove a arte e a arquitetura atraindo milhares de pessoas a cada 2 anos. Outro ponto auge do turismo veneziano é o Festival de Cinema de Veneza, considerado um dos mais importantes de todo o mundo. 

A verdade é que tem tanta coisa para ver e fazer em Veneza que é necessário vários dias para desfrutar de tudo que essa maravilhosa cidade proporciona. Muita arte e muita cultura, com uma atmosfera romântica inigualável, Veneza pode ser comparada a um coração pulsante, onde seus canais são as veias que “bombeiam” o sangue, neste caso as águas, que dão vida a esse lugar fantástico.