Turismo

ONDA DE CALOR NA EUROPA COM INCÊNDIOS E TEMPERATURAS ELEVADAS

Com informações base do Le Monde
Tasso Franco , Paris | 15/07/2022 às 15:55
Vapor d'água em restaurante de hotel em Paris
Foto: BJÁ
   Milhares de bombeiros continuaram sua luta contra as chamas na sexta-feira, 15 de julho, na França, Grécia e Península Ibérica, onde as temperaturas continuam sufocantes. Mais a norte, o Reino Unido prepara-se para sentir um calor “extremo” este fim-de-semana, segundo comentário do Le Monde. Em Paris, hoje, a temperatura foi amena em torno de 27 graus.

No sudoeste da França, onde dois incêndios queimaram mais de 7.000 hectares desde terça-feira, em particular perto da muito turística duna de Pilat, na costa atlântica, a situação "ainda é desfavorável" , anunciou a prefeitura do departamento de Gironde. Estes incêndios, que mobilizam mil bombeiros, resultaram desde terça-feira na evacuação de 10 mil pessoas. Desencadeado na tarde de quinta-feira pela passagem de um trem, outro incêndio devastou pelo menos 300 hectares perto de Avignon, no sudeste, antes de ser consertado.

Na Península Ibérica, que há vários dias enfrenta temperaturas sufocantes, o termômetro atingiu valores extremos pelo segundo dia consecutivo, com um pico de 45°C registrado às 17h perto de Ávila, no centro-oeste da Espanha , não muito longe de Madrid.

Na região espanhola da Extremadura, fronteiriça com Portugal e onde milhares de hectares arderam desde o início da semana, outro incêndio "com evolução desfavorável" deflagrou na tarde de quinta-feira e ameaçou o Parque Nacional de Monfragüe, uma área natural protegida pela sua biodiversidade. Na Espanha, o incêndio mais preocupante já devastou pelo menos 4.000 hectares em uma área montanhosa que abrange as regiões de Extremadura e Castela e Leão.

Em Portugal, cujo centro está devastado há uma semana por incêndios alimentados pelo calor escaldante, mais de 2.000 bombeiros ainda se mobilizaram para combater em particular quatro casas ainda ativas em todo o país. De acordo com o último relatório da proteção civil portuguesa, 860 pessoas foram evacuadas e cerca de 60 casas foram destruídas ou danificadas.

Em uma semana, os incêndios devastaram cerca de 13.500 hectares, segundo dados disponíveis no site do Sistema Europeu de Informação sobre Incêndios Florestais (Effis). Se a situação melhorou um pouco, as autoridades pediram a maior cautela. O mercúrio atingiu 47 graus no norte na quinta-feira, um recorde para o mês de julho no país. As máximas devem cair na sexta-feira para 41 graus.