Turismo

VARENNA, NO LAGO COMO, ITÁLIA, É UM PARAISO NA TERRA, por TASSO FILHO

Varenna, no Lago Como, um paraíso de guardar na memória
Tasso Filho , Varrena, Itália | 11/07/2022 às 15:55
Varrena, paraíso italiano
Foto: TFF
        O verão está com tudo no hemisfério norte com a retomada do turismo e as altas temperaturas. Com as férias escolares e de grande parte da população européia, um dos destinos mais procurados é a Itália. Mais precisamente Varenna, no Lago Como, situada no extremo norte da região da Lombardia, na província de Lecco, quase perto da fronteira com a Suiça. 

A cidade é um charme. Encantadora, pequenina e muito linda, é um daqueles lugares que ficam na memória para sempre. Varenna foi fundada pelos gauleses e depois reprojetada pelos romanos, sendo uma importante vila piscatória aliada de Milão no ano de 769. Atualmente tem apenas 842 habitantes e vive do turismo não só na temporada de verão como durante todo o ano. É um daqueles lugares que “só se vê no Instagram”. Com ruelas apertadas, arcadas à beira do Lago Como, barquinhos de pescadores, prainhas, os Alpes ao fundo e paisagens de tirar o fôlego.

     A paleta de cores da cidade faz um contraste interessante e integra a natureza ao ambiente urbano magicamente. As casinhas coloridas com o verde da vegetação e o azul esmeralda do lago são uma verdadeira pintura. Tudo é uma vista e andar pelas ruas e arcadas é uma experiencia fantástica. 

   Chegar em Varenna é fácil, saem trens diários de Milano Centrale com destino a Varenna-Esino e a passagem custa 6,80 euros. O trajeto de 90km é belíssimo, à beira do lago e percorrido em aproximadamente 1h e 5 minutos, podendo ser feito também de carro. Mas afinal o que fazer nessa cidadezinha preciosa à beira do lago?

Villa Monastero

Sem dúvidas, o principal ponto turístico da cidade é a Villa Monastero. Fundada no século XII, a Villa Monastero era um antigo convento da Ordem de Cister e posteriormente foi residência de Paolo Mornico, após passar por vários proprietários a vila foi cedida à província de Lecco pela família De Marchi. Sensacional, lindo e encantador, essas seriam as palavras perfeitas para descrever essa vila. Diria que a maioria das fotos que circulam nas redes sociais do Lago de Como são tiradas de lá. 

A vila possui um imenso jardim à beira do lago com 2km de extensão contendo templos semicirculares, escadarias, fontes, esculturas de mármore, flores exóticas, árvores raras, descidas e subidas num visual harmônico que melhora a cada metro percorrido.  Há também uma Casa Museu, feita no estilo neoclássico napoleônico, que contém 14 salas com decoração e mobiliário originais dos antigos proprietários. Tudo muito lindo e muito chique, a casa é realmente uma mansão digna de reis. O interessante é que a decoração “pesada” desse palácio entra em contraste com a leveza que se tem do lado de fora, dividindo os ambientes em dois mundos distintos.

O local anualmente recebe aproximadamente 100.000 visitantes e uma importante conferência internacional de física. Por lá já passaram cerca de 34 vencedores de prêmios Nobel.

O acesso à Villa Monastero custa 10 euros. Pessoas com mais de 65 anos pagam apenas 7 euros, de 12 a 18 anos 5 euros e estudantes de 18 a 24 também 5 euros. O acesso é livre para quem possui o cartão Museu da Lombardia. 

Castello de Vezio

O segundo ponto turístico mais importante de Varenna é o Castello de Vezio, mais conhecido como o Castelo dos Fantasmas. Datado do século XI, esse castelo milenar fica localizado no ponto mais alto da cidade bem no meio de um oliveiral. Este foi um antigo posto militar de origem medieval construído para defender e controlar o lago e as aldeias vizinhas. Situado em uma localização estratégica, Vezio, tem a vista privilegiada para todos os lados do lago de Como.

 Mas a verdade é que as melhores vistas tem um preço e para chegar no castelo é literalmente uma missão. Existem dois caminhos. Um deles é pelos oliveirais, uma trilha muito íngrime de 40 minutos em meio a vegetação com subidas bem difíceis. O outro pelas ruelas da cidade, também em subida, porém mais longo pois se vai em zig-zag numa ladeira de pedrinhas não muito confortável para os pés. Nenhum dos caminhos é aconselhável para idosos ou alguém que não tenha preparo físico. Ao chegar ao topo do monte, a entrada custa 5 euros.

A verdade é que todo o esforço vale a pena e o castelo é fantástico. Com vistas de tirar o fôlego, é um excelente local para tirar fotos. Em meio às antigas ruínas, um jardim de plantas aromáticas se mistura com os “fantasmas”, esculturas de pedra branca em formato de fantasmas, que guardam o local e dão um ar místico à Vezio. 

   Continuando o passeio, chega-se a uma escadaria que nos leva para dentro de uma das antigas muralhas. Nesse local, é possível ver os falcões que são treinados durante a semana, parte da tradição local,  e acessar a torre de vigília por uma ponte suspensa. Ao subir até o topo da torre, tem-se a vista mais espetacular do Lago de Como, com o visual de todas as partes do lago e os Alpes ao fundo, realmente incrível. No topo da torre há uma bandeira dos templários. 

São Jorge 

Além da Villa Monastero e do Castello de Vezio, outro importante e singelo ponto turístico da cidade é a Igreja de San Giorgio, datada do século XIII. São Jorge, para nós brasileiros, é o padroeiro de Varenna e a pequena paróquia feita de pedras é uma típica construção medieval. De energia incrível e com um vitral, com um desenho do santo, que se alinha com o sol é um local emocionante para os devotos. A Igreja fica localizada na Praça São Jorge e é de fácil acesso. 

Além dessas atrações, Varenna também é uma ótima opção para curtir uma praia. Pode soar estranho mas sim, existem diversas praias ao longo do lago e são disputadíssimas. 

Com diversos restaurantes, bares e hotéis, essa preciosa cidadezinha é uma excelente opção para um final de semana ou para um passeio de um dia.