Turismo

LYON, A CIDADE QUE BANCOU A CONQUISTA DO NOVO MUNDO PARA A FRANÇA (TF)

É provável que a viagem de Catarina Paraguaçu para a França esteja nesse bojo
Tasso Franco , Lyons | 26/06/2022 às 15:42
Lyon visto da colina romana Fouviere
Foto: BJÁ
       A cidade de Lyon se localiza no sudeste da França, na confluência dos rios Saône e Ródano (Rhône), sendo a terceira mais populosa do país. Lyon fica à 2 horas de trem de Paris, a 1 hora de Genebra de a 3 horas de Milão, Tema app  530.000 habitantes, capital da Metrópole de Lyon e da região de Auvergne-Rhône-Alpes com uma população estimada de 2.350.000, a segunda maior área urbana da França. Daí sua posição estratégica como pólo econômico e industrial - química, farmacêutica e biotecnológica - e cidade da gastronomia.

   Historicamente era uma região importante para a produção e tecelagem da seda e hoje, abriga relevante indústria de software com foco especial em videogames e, nos últimos anos, promoveu um crescente setor de startups local. A cidade é sede da sede internacional da Interpol, da Euronews e da Agência Internacional de Pesquisa em Câncer. Em 2014, Lyon ficou em 19º nível mundial e segundo na França pela inovação. Ela ficou em segundo lugar na França e 39º na classificação das Cidades Mais Habitáveis do Mundo em 2015. Tem um comércio fortíssimo e alto padro de consumo e vida. Hoje, também, pólo turístico com imensa rede hoteleira.

   Foram os banqueiros de Lyon que ajudaram a França no inicio do século XVI a conquistarem ou participarem da corrida ao Novo Mundo financiando uma frota comandada pelo italiano Giovanni Verrazzano, o qual descobriu Nova Iorque e a Carolina do Norte e passou pelo Brasil. É provável que, numa dessas viagens, em 1526, quando faleceu, sua nau tenha sido comandada por Jaques Cartier e passou pela Baía de Todos os Santos quando trouxe para Saint Malo, a tupinambá Catarina Paraguaçu. Estive em Lyon em busca dessa trilha. Há uma praça na cidade com o nome de Verrazzano, porém, não há informações sobre sua passagem pela Bahia.]

   Lyon foi fundada sobre a colina Fourvière como uma colônia romana em 43 a.C. por Munatius Plancus, um tenente de Júlio César, num assentamento de uma colina gaulesa chamada Lug [o] dunon, do deus celta Lugus ("Luz", do velho irlandês Lugh, irlandês moderno Lú) e dúnon ("colina" ou "forte"). Ainda hoje, este local onde se situa a Igreja de Notre Dame é o local mais visitado da cidade donde se tem uma vista espetacular.Não foi à toda, portanto, que os romanos escolheram esse local para fundar a vila roma e Agripa colocou-a como principal cidade de Gália. 

   Em 843, pelo Tratado de Verdun, Lyon, com o território além do Saône, foi para Lotário I, e mais tarde tornou-se uma parte do reino de Arles. Lyon só tornou-se parter do Reino de França no século XIV.

 No século XV quando o banco internacional se mudou para Gênova e, em seguida, Amesterdão, Lyon simplesmente se tornou o centro bancário da França e seu novo bourse (tesouraria), construído em 1749, e ainda um bazar público semelhante onde contas eram liquidadas ao ar livre. Durante o Renascimento, a cidade desenvolveu com o comércio da seda, especialmente com a Itália, a influência italiana sob a arquitetura de Lyon ainda pode ser vista. Graças ao comércio da seda, Lyon se tornou uma importante cidade industrial no século XIX.

Os trabalhadores da seda de Lyon, conhecidos como canuts, encenaram dois grandes levantes: em 1831 e 1834. A revolta de 1831 viu uma das primeiras utilizações registradas da cor preta como um símbolo de protesto. Foi nessa cidade também que nasceu o pedagogo Hippolyte Léon Denizard Rivail (Allan Kardec), em 1894, o codificador do Espiritismo.

Lyon tem um centro histórico que é patrimônio da humanidade e é visitado por milhares de turistas todos os dias. A cidade tem uma infra de transporte muito boa - metrô, ônibus, VLT, táxis, bikes, barcos - e é fácil transitar pela área da antiga cidade medieval. Para se chegar a Notre Dame há um funicular (3 euros), mas, pode-se subir até a igreja pelas escadrias e ladeiras. A visita a igreja é gratuita. Um tesouro do gótico. Um passeio de barco pelos rios custa 15 euros e dura 1 hora. A média de preços para almoço e/ou ceia numa casa de carnes (bouchon) fica, em média, 25 euros. São centenas espalhadas por todos os cantos. (TF com alguns dados do Wikipedia)