Neste domingo teve a missa normal e visita de milhares de turistas além de uma feira de produtos típicos de Lyon em frente ao templo
Tasso Franco , Lyon |
25/06/2022 às 17:52
Catedral de Lyon, Sul da França
Foto: BJÁ
Neste período junino dedicado a São João no Nordeste brasileiro e na Bahia, em Lyon, sul da França, apesar da catedral primacial se chamar Saint-Jean-Baptiste et Saint-Etienne, também chamada, simplesmente, de Catedral de Saint-Jean, sede episcopal da Arquidiocese local, não teve festejos adicionais além das missas normais.
Lyon não comemora São João no modelo brasileiro e quem foi a catedral neste domingo pode verificar isso. Em frente da catedral havia uma feira de produtos da região de Lyon - queijos, vinhos, azeitonas, pães e outras - sem referência a quaisquer festejos juninos com fogos de artifícios e outros.
A catedral fica localizada coração do bairro medieval e renascentista de Vieux Lyon, onde ela é um dos elementos marcantes. Na Idade Média, era parte de um complexo de igrejas e outros edifícios religiosos, o grupo catedral, que incluía as igrejas de Saint-Étienne e Sainte-Croix, destruídas na Revolução, bem como a atual escola de coro.
Originalmente, a igreja foi consagrada sob o patrocínio de Santo Estêvão, enquanto que o seu batistério foi consagrado a São João Batista, mas, como é frequente, o patrocínio do batistério foi em seguida aplicado à designação atual. A primeira catedral, cuja existência é atestada, e que as fontes da época se contentam a chamar maxima ecclesia, isto é, a "grande igreja", foi construía por Patient. A segunda, maior e datada do século IX, é trabalho de Leidrade. (TF)