Turismo

PARIS: CHAMPS ÉLYSÉES, MAIS BELA AVENIDA DO MUNDO E OS JOGOS 2024 (TF)

O local mais frequentado da cidade pelos franceses e turistas
Tasso Franco , Paris | 21/06/2022 às 04:49
A Chjamps num dia de domingo, sem trânsito de veículos
Foto: BJÁ
      PARIS - A Avenue des Champs-Élysées é considerada uma das mais belas do planeta. O escritor Marcel Proust (1871-1922) em sua obra "Em Busca do Tempo Perdido" cita que, quando pequeno se apaixona (amor infantil) por uma linda menininha que brincava com ele em um jardim da avenida Champs Elysées. E que sua família não gostava desses passeios pois considerava o local insalubre. 

      Outros grandes escritores franceses a louvam, cenas de filmes têm a avenida como cenário, videos promocionais a enaltecem, milhares de modelos já fizeram clips tendo-a como cenário, enfim, trata-se da estrela maior da cidade.
    
    E, claro, é um ponto turístico obrigatório, local excelente para passear e ir às compras em suas lojas de especialidades luxuosas, sentar-se na terrasse de um café e ficar apreciando o Arco do Triunfo, monumento que se situa no seu topo e glorifica as conquistas napoleônicas, vê uma cidade pulsante e do glamour com gente usando todo tipo de look, madames com cachorrinhos peludos entrando e saindo de galerias, policiais armados com fuzis e metralhadoras e lojas de grifes com filas nas portas mostrando que a crise mundial, que tanto se fala, tem limites. 

    E, na Champs, metro quadrado mais caro do planeta, enfrentar uma enorme fila dessas para comprar uma bolsa só quem tem capilé farto.
    
    É conhecida entre os franceses como "La plus belle avenue du monde" - a mais bela do mundo - e tem 71 metros de largura por 1,9 km de comprimento, iniciando-se na Place de la Concorde, junto ao Obelisco de Luxor, Museu do Louvre e Jardins das Tulherias, e seguindo a orientação sudeste-noroeste e termina na praça Charles de Gaulle, onde está o Arco do Triunfo. O prolongamento para noroeste segue na direcção do Grande Arco de la Défense. 
    
     Fiz todo esse percurso a pé saindo de la Concorde até o Arco do Triunfo apreciando cada espaço e como era um dia de domingo parte da avenida estava fechada ao trânsito e seu espaço sendo utilizado para jogos de basquete, volei e uso de skates pelos jovens e garotos com suas familias o que deu para aproveitar ainda mais. 

   A  Champs-Élysées forma o  Eixo histórico da cidade e do alto do Arco do Triunfo pode-se verificar como o trânsito flui nessa área parecendo pernas de uma tarantula em intenso movimento, sem sinais eletrônicos, todos se entendendo.
  
    A Champs termina no Arco do Triunfo, construído por Napoleão Bonaparte para homenagear suas conquistas, monumento dos mais admirados do mundo e com réplicas em várias cidades, como Barcelona. Na própria Paris há um outro arco, do Triunfo do Carrossel, que se localiza nas proximidades do Museu do Louvre, também arte de Napoleão, o francês, provavelmente, o mais admirado do país.
  
   Na história, o primeiro projeto da avenida data de 1667, pelo arquitecto Le Nôtre. A avenida foi sendo prolongada ao longo do século XVIII. É o local dos grandes desfiles patrióticos franceses, como o de comemoração do armistício da Primeira Guerra Mundial e o fim da II Guerra Mundial. 

   Em Janeiro de 2021, foi anunciado que a avenida vai ser alvo de uma grande transformação depois de 2024. O projeto é do arquiteto Philippe Chiambaretta e a sua agência PCA-STREAM e pretende transformá-la numa avenida “mais verde. A primeira fase do projeto vai focar-se na renovação da Praça da Concórdia, que terá de acontecer antes dos Jogos Olímpicos de 2024. 
  
    Paris passa por grandes obras aguardando os Jogos Olímpicos de 2024 que acontecerão daqui a 2 anos e há muitos debates no país sobre os gastos com esses jogos e a segurança dos atletas e dos visitantes. 

   Esses debates ficaram mais acalorados depois do jogo final da Copa da UEFA entre Real Madrid x Liverpool, que aconteceu recentemente, com vendas de ingressos falsificados e muitos tumultos no entorno do estádio com invasões e atuação violenta da Policia.

   Ademais, é bom lembrar, que o presidente da França, Emmanuel Macron, reeleito este ano para mais 5 no poder, será  presidente dos jogos de 2024, mas, atualmente, enfrenta forte oposição na Assembleia Nacional. 
 
    A França, no entanto, já disse que quer fazer os mais belos Jogos Olímpicos da história e Paris vai ser o palco principal. (TF)