Turismo

BOLONHA, UMA DAS MAIS BELAS CIDADES DO MUNDO OCIDENTAL, p TASSO FILHO

Conheça os 7 segredos de Bolonha
Tasso Filho , Bolonha | 29/04/2022 às 10:37
Palazzo Podestà na praça principal de Bolonha
Foto: TFF

Continuando a nossa jornada cultural na Itália, mais precisamente à 3h de Milão, tivemos uma prenda para pagar, comer um dos mais tradicionais pratos da culinária italiana - o famoso “bolonhesa” - na sua cidade natal, Bologna. Bolonha (em português) é muito mais do que isso. Uma cidade incrível, cheia de história, arcadas e segredos. Você conhece algum deles.

Bolonha é uma cidade cosmopolita e universitária. Fica localizada no centro-norte da Itália, região da Emilia-Romagna, sendo assim a sua capital. Possui cerca de 392.472 habitantes, com uma região metropolitana abrangendo mais de 1 milhão de pessoas.  A cidade é conhecida por sua intensa vida cultural e social. Em 2000, considerada a capital europeia da cultura; e por ter um dos maiores e mais bem preservados centro histórico de todo o país.  Suas arcadas - os chamados “Pórticos” - são reconhecidas como Patrimônio Mundial da UNESCO desde 2021. 

A história de Bologna tem origem na Idade Antiga, desde o terceiro milênio a.C. onde se registravam assentamentos significativos da Idade do Ferro. Com o passar dos anos a área foi dominada pelos gauleses e logo, pelos romanos. Em 189 a.C. os romanos fundaram a colônia com o nome de Bononia. 

Após a queda do império romano, passou a pertencer ao império Bizantino, depois aos Lombardos e apenas no século XII se tornou uma cidade independente e próspera. No século XV esteve sob o comando do papa e de 1797 a 1815 foi ocupada por Napoleão Bonaparte. Posteriormente, até 1859, pertenceu aos Estados Papais. 

A verdade é que muita água, história, já rolou por lá e isso fica evidente ao passear por seu centro histórico. A primeira percepção que se tem ao chegar em Bolonha é “que lugar antigo”. Diferentemente de Milão, onde tudo é antigo mas foi muito bem reformado e conservado, em Bologna tem-se a sensação de que a cidade parou no tempo. Com ruelas apertadas, estreitas e pouca restauração nos edifícios antigos, acho que propositalmente, visitar Bolonha é como voltar ao século passado, ou melhor, milênio passado. 

Uma das coisas que mais encanta e particularmente, o que mais me fascinou, foram suas arcadas. As arcadas de Bolonha representam um importante patrimônio arquitetônico e cultural para a cidade e são sua marca registrada. Elas nasceram espontaneamente no início da Idade Média, como uma projeção (a princípio abusiva) dos edifícios privados na via pública. Isso era feito para aumentar o espaço interno dos quartos. 

    As primeiras evidências dos “Pórticos” (nome dado às arcadas) foram datadas no ano de 1041. Inicialmente eram construídos de madeira, com imensas vigas para suportar esse prolongamento dos edifícios. Com o passar do tempo e com o aumento da população, essa projeção aumentou de tamanho e foi necessário construir colunas de sustentação por baixo para evitar o desmoronamento, criando assim as arcadas. 

  Não há nenhuma outra cidade no mundo que tenha tantas arcadas quanto Bolonha. Só no centro da cidade, são 38km e fora do centro mais 15km, totalizando 53km de pórticos. 

     CASAS COM PÓRTICOS

O que no início era uma invasão, se tornou lei e no ano de 1288, a prefeitura de Bologna estabeleceu que todas as novas casas deveriam ser construídas com pórticos e todas as casas existentes que não possuíam, deveriam assim fazê-lo, com medidas específicas para permitir a passagem de um homem a cavalo e carroças. 
   Devido a essa lei, Bolonha é a única cidade da Europa onde se pode andar, no centro histórico, tranquilamente sem se molhar em dias de chuva ou neve. Nos dias de verão, as arcadas também protegem do sol, permitindo assim, que você ande pelas ruas em qualquer clima. Além disso, no lado visual, os arcos dão um ar de amplitude às estreitas ruelas da cidade, realmente incrível.

Outro ponto importante e símbolo característico da Bologna são as suas torres. De origem medieval e feitas para exercer funções militares, cerca de 100 chegaram a ser construídas, porém  apenas 22 sobreviveram até os dias atuais. Entre as sobreviventes podemos destacar a Torre Azzoguidi (61m), a Torre Prendiparte(59,50m) e as duas e mais famosas torres da cidade, a Torre Asinelli e a Torre Garisendam, mais conhecidas como “Le due torri”

A Torre Asinelli impressiona, possui 97,20 metros de altura e é a torre inclinada mais alta de toda a Itália. Logo ao lado dela está a Torre Garisenda, que originalmente possuía 60 metros e após quase cair, agora só tem 48m. Elas foram originalmente construídas pelas duas famílias mais ricas da cidade, numa disputa de poder para ver quem construiria a maior torre. Ainda hoje é possível subir na Torre Asinelli, uma aventura numa escadaria de 400 degraus. 

      PIAZZA MAGGIORE

O point auge da cidade é a Piazza Maggiore. A praça principal de Bolonha possui 115m e é cercada pelos mais importantes edifícios medievais. Nela fica o Palazzo Del Podestá, o Palazzo d’Accursio, a Basílica di San Petronio, o Palazzo Re Enzo, o Palazzo dei Banchi e a Piazza Del Neptune. Todos esses palácios foram erguidos entre os séculos XIII e XVI e são impressionantes, cada um com a sua particularidade. Destaque para a Piazza Del Neptune, onde existe uma estátua imponente de Netuno mais conhecida como El Gigante.

Desses, o que mais impressiona é a Basílica de San Petronio. A maior igreja de Bolonha, e também uma das maiores de toda a Europa, domina a Piazza Maggiore e é linda. Feita no estilo gótico entre os anos de 1390 e 1663, a igreja é inacabada, daí o seu charme. Metade de sua fachada foi revestida com faixas de mármore e a outra metade permaneceu com tijolos. Ela é a quarta maior igreja de toda a Itália.

A dica, preciosa, para quem vai a Bolonha é descer da Piazza Maggiore pela Via Pescherie Vecchine e ir em direção à Piazza Santo Stefano. Essa é uma antiga ruela onde os artesãos da idade média se reuniam e montavam suas lojas. Atualmente, a ruela é cheia de restaurantes, barzinhos, bistrôs e lojas que vendem queijo, presunto de Parma, e claro, mortadela. Essas lojinhas impressionam e tem um visual muito atrativo, com os queijos e parmas pendurados na parede, bem à moda antiga. Passar por essa ruela, apertada e sempre lotada, é fantástico. O cheiro dos restaurantes é incrível e de dar inveja aos mais críticos. 

        TAGLIOLINI AL RAGU

Nem preciso dizer que se for a Bolonha, o prato a pedir é o Bolonhesa, chamado localmente de Tagliolini al Ragu, e a dica é a Osteria dell’Orsa. Localizado na Via Mentana, essa autêntica osteria italiana é sensacional, com comidinha gostosa e barata.

Chegando na Piazza Santo Stefano, outro point da cidade, a Basílica de Santo Stefano, mais conhecido como as Sete Igrejas. A Basílica é um complexo de igrejas e capelas ligadas por um pátio. À noite, essa Piazza é o local dos universitários.

Falando em universitários, uma curiosidade para quem não sabe, a Universidade de Bolonha é a mais antiga do mundo ocidental. Foi fundada em 1088 e a vida da cidade está intimamente ligada a ela. 

Mas o mais impressionante é que além de tudo isso, Bolonha tem 7 segredos, também chamados de 7 mitos, e se você não os conhecer, você não foi a Bologna. 

1° Segredo - Pequena Veneza

Bolonha foi construída sobre uma rede de canais muito semelhante ao de Veneza porém com o passar dos anos esses canais perderam a importância e foram sendo cobertos para dar lugar às ruas e casas. Ao andar pela cidade a maioria desses canais são invisíveis, porém na Via Piella existe uma janelinha, que qualquer um pode abrir, e ter uma mini visão dessa Pequena Veneza.

2° Segredo - A ereção de Netuno

Em plena Piazza Maggiore, mais precisamente na Piazza Del Neptune, está localizado um dos principais pontos turísticos da cidade, como já vimos, a estátua gigante de Netuno possui uma pegadinha. A obra foi encomendada para representar um Netuno imponente e viril, porém como ela seria numa praça repleta de igrejas, o autor colocou uma das mãos do Deus de uma forma que dependendo da posição que você olhe, você terá a impressão que o pênis do Deus está ereto através de um jogo de perspectiva. 

3° Segredo -  Canabis Protectio

No final da Via Indipendenza, já chegando na Piazza Maggiore, podemos ver no teto do pórtico os dizeres pintados em latim: “Panis Vita, Canabis Protectio, Vinum Laetitia” que significa “Pão é vida, Canabis é proteção, Vinho é Alegria”. Os mesmos dizerem também estão cravados em um mosaico no chão. Na idade média, Bolonha era a capital e principal distribuidora de canabis da Europa. Grande parte das riquesas das famílias de Bologna vinha da exportação de cânhamo e produtos derivados da canabis. Como as famílias que tinham mais riquezas eram mais poderosas, logo, tinha proteção.

4° Segredo - Canto dos Segredos ou Telefone sem fio

Embaixo do Palazzo Del Podestà tem uma galeria com um teto em formato de arco com quatro lados e formando duas interseções. Parece mágica, mas o que acontece é que se você sussurra em um dos cantos, uma pessoa posicionada no canto oposto consegue ouvir perfeitamente a sua voz.  O curioso é que se você falar alto, a pessoa do outro lado não vai ouvir. Não se sabe ao certo o porquê desse efeito acústico. Muitos dizem que é encantado e outros que foi feito assim para que informações confidenciais fossem passadas. Para mim, esse é o mais legal dos segredos.

5° Segredo - As Três Flechas

Na Strada Maggiore, mais precisamente na Casa Isolani, num dos pórticos mais antigos da cidade, feito ainda de madeira, existem 3 flechas espetadas no teto. Reza a lenda que nessa casa morava um senhor bolonhês e que 3 bandidos o queriam matar. Foi quando apareceu uma mulher que os distraiu pois estava nua, fazendo com que eles errassem o alvo. 

6° Segredo - O Vaso Quebrado

Dizem que, quem sobe os 400 degraus da Torre Asinelli, encontra um vaso quebrado lá em cima. Esse vaso representa a capacidade da cidade em resolver seus problemas. Muitos acham que é uma lenda e nunca subiram à torre, outros, sobem e dizem que de fato o vaso está lá. Há também uma superstição que nenhum universitário deve subir na torre antes de se formar, caso contrário, não concluirá seus estudos. Outro mito é que, casais que sobem juntos, se separam.

7° Segredo - Panum Resis

Esse segredo, mais lenda do que o último, diz que em uma das mesas da Universidade de Bolonha, datada de 1088, tem escrito “Panum Resis”, em português, "Pão é Resistência''. Não se sabe ao certo se de fato existe essa escrita ou se é apenas mais um mito criado pelos estudantes. 

Há ainda um 8° segredo, este, mais obscuro. Para ir do centro da cidade até o Santuário da Madonna de San Luca, você passará pelo maior pórtico do mundo, com 4km de extensão, e vai cruzar exatamente 666 arcos, o número da besta.

Enfim, para conhecer e vivenciar Bolonha, além dos principais pontos turísticos, quem visita a cidade deve conhecer ou pelo menos saber desses segredos, o que causa um sentimento de intimidade com o local. Acolhedor, antigo e fenomenal, Bologna vale muito a pena conferir.