A cidade de Milão fica na Lombardia e sua região metropolitana é a terceira maior da Europa
Após quase 4 anos ininterruptos vivendo na Espanha, mas especificamente na Comunidade Valenciana, o “Turistando e Trabalhando” desembarca na capital da Lombardia, cidade mundialmente conhecida pela moda, design e luxo, Milão.
Falar de Milão e mostrar tudo que essa cidade tem à oferecer não é fácil, afinal, são mais de 2000 anos de história. Desde os anos 400 A.C, a região já era habitada pelos Celtas e conhecida como “Medhlan”, porém foi apenas no ano de 222 A.C. que o Império Romano conquistou esse assentamento; que passou a se chamar “Mediolano” ou “Milan” (nome utilizado pela população local).
A partir daí, muita água rolou embaixo das pontes, com invasões e conquistas dos Visconti, Sforza, espanhóis, e austríacos; até a chegada de Napoleão. em 1796. Durante a Segunda Guerra Mundial, a cidade foi gravemente afetada pelos bombardeios dos Aliados, e após a ocupação alemã em 1943, Milão se tornou o principal centro da resistência Italiana.
Em sua geografia, Milão fica localizada no norte da Itália, região da Lombardia, que faz fronteira com a Suíça através de seus Alpes. A cidade em si possui cerca de 1 404 239 habitantes, com uma população de 4 300 000 em sua área urbana e 7 milhões e 400 mil pessoas em sua Região Metropolitana. A região metropolitana de Milan é a maior e mais populosa de toda a Itália. Cobrindo um território equivalente ao de Paris, é a terceira maior área metropolitana da União Européia.
Cidade internacional e cosmopolita, capital mundial da moda e do design, Milão possui cerca de 13,9% de sua população de estrangeiros e é um dos mais importantes centro de negócios da União Européia. Sua economia é uma das mais ricas do mundo e sua região metropolitana tem o PIB mais elevado de toda a Europa, US$ 241,1 bilhões. A bolsa de valores italiana, a FTSE MIB; fica localizada na cidade.
A metrópole é especialmente famosa por suas casas e lojas de moda (como a Via Montenapoleone) e a Galleria Vittorio Emanuele na Piazza Duomo (o shopping center mais antigo do mundo). A cidade tem um rico e imenso patrimônio cultural e possui uma culinária riquíssima. Aqui foram criados pratos muitos famosos, como o bolo de Natal, o Panetone e o conhecido “à Milanesa”.
A cidade possui diversos Museus, Universidades, Palácios, Igrejas e Bibliotecas. A cidade em si é um Museu a céu aberto e sua arquitetura impressiona. Os principais pontos turísticos da cidade são o Duomo de Milão (sua principal Catedral), o Castelo Sforzesco, o Parque Sempione, o Arco de la Pace, o Palácio Real de Milão, o City Life e a Piazza Gae Aulenti.
Andar por Milão não é muito difícil, já que, a cidade possui um excelente sistema de transporte público, um dos maiores metrôs da Europa, e o Ticket é interligado ao sistema de ônibus, trens e bondinhos. A rede cobre cerca de 1400km e 86 municípios. Uma passagem avulso custa 2e porém existe a possibilidade de comprar 10 passagens por 18e. Um valor alto se compararmos com Valencia porém é o preço que se paga por estar numa grande metrópole.
Milan possui 3 aeroportos internacionais. O Aeroporto Linate, mais antigo e único situado dentro dos limites da cidade, o Aeroporto Malpensa, segundo aeroporto mais movimentado da Itália, e o Aeroporto Bergamo. O translado desses dois últimos aeroportos até a cidade pode ser feito de ônibus ou trem, com passagem no valor de 10e.
Conhecer Milão e a cultura italiana é uma experiência incrível que vamos explorar mais a fundo nas próximas matérias, visitando seus principais pontos turísticos e dar dicas de tudo que essa incrível cidade tem para oferecer. Fique ligado pois vale a pena conferir.