Turismo

2 DE FEVEREIRO: PRESENTES PARA IEMANJÁ SERÃO LEVADOS AO MAR PELA MANHÃ

Jornalistas credenciados precisam madrugar e chegar às 7h30min no Rio Vermelho
Tasso Franco ,  Salvador | 01/02/2022 às 18:48
Fiéis anteciparam a entrega de presentes nesta terça
Foto: BJÁ
   Os profissionais de imprensa que quiserem ter acesso à praia do Rio Vermelho, nesta quarta-feira (2), para cobertura da entrega do presente a Iemanjá, deverão comparecer ao local até 7h30, devidamente identificados. A determinação é da Empresa Salvador Turismo (Saltur), um dos órgãos municipais responsáveis pela organização do evento religioso na cidade, em conjunto com a Polícia Militar (PM-BA) e a Colônia de Pescadores Z1. A medida foi tomada para evitar aglomerações no local, seguindo às recomendações sanitárias de combate à Covid-19. 

A entrada deve ocorrer pela escadaria onde a oferenda costuma ser levada pelos pescadores todos os anos - antes de ser depositada no mar-, que fica próxima à Casa de Iemanjá e Paróquia de Sant´Ana. Após o horário determinado, não será permitido o acesso na faixa de areia. Mais informações podem ser obtidas com a assessora Andréa Mariani (Saltur), pelo telefone (71) 99123-2592. 

AS MEDIDAS

A praia do Rio Vermelho e toda a enseada do bairro será fechada. De acordo com o prefeito Bruno Reis, estará interditado o acesso de pessoas às praias entre o restaurante Sukiyaki e a Colônia de Pescadores Z1, a partir de zero hora do dia 1º de fevereiro até as 6h do dia 3 de fevereiro.

Proibição da realização de qualquer ação de emissão sonora em todo o trecho da Avenida Oceânica entre o restaurante Sukiyaki e a Vila Caramuru, a exemplo de carros de som.

Também nesse trecho estará vetada a atuação do comércio ambulante nas vias.

Os bares e restaurantes poderão atuar em horário normal, com a utilização apenas de som ambiente.
O trânsito estará liberado normalmente na Avenida Oceânica.

Já o presente de Iemanjá será levado diretamente ao mar, sem qualquer permanência na Colônia de Pescadores, para evitar aglomerações.

Os interessados em deixar presentes para a Iemanjá poderão entregar seus balaios ao longo de toda a orla da capital baiana. A medida é para evitar aglomerações.

Órgãos municipais realizarão fiscalizações durante todo o dia.

Esse é o segundo ano que a Festa de Iemanjá é cancelada. Em 2021, apenas um presente coletivo foi levado ao mar pelos pescadores e entidades religiosas. Alguns eventos e bares da região anunciaram festividades e a famosa feijoada, porém com a decisão do prefeito, não se sabe se as festas serão realizadas na região.