Turismo

PREFEITURA PROIBE LAVAGEM DO ADRO NO BONFIM QUE REÚNE 100 PESSOAS

Decreto do governador garante eventos com até 3.000 pessoas
Tasso Franco , Valencia ES | 12/01/2022 às 17:06
Fim da lavagem do Bonfim
Foto: Max Haack
   Com o cancelamento da Lavagem do Bonfim devido ao aumento do número de casos de Covid-19 e do vírus da gripe H3N2, baianos poderão professar a fé em Senhor do Bonfim sem ter que ir à Colina Sagrada. Nesta quinta-feira (13), dia em que ocorreria o tradicional cortejo na Cidade Baixa, não haverá a Caminhada “Lavagem de Corpo e Alma”.

Pelo segundo ano seguido, o ritual de lavar as escadarias também foi suspenso, assim como todas as atividades presenciais entre as basílicas da Conceição da Praia e do Bonfim. Porém, as homenagens estão garantidas, de forma virtual. Um erro da Prefeitura uma vez que a lavagem não reúne mais do que 100 pessoas no adro.

Para garantir que os fiéis possam prestar homenagens e louvores, a Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim adaptou a programação festiva, seguindo os protocolos de segurança. Neste ano, haverá uma homenagem póstuma aos mais de 620 mil mortos pela Covid-19 no Brasil, além da mensagem e bênção do padre Edson Menezes, reitor da Basílica, que será transmitida pelas redes sociais da Basílica e pelo site santuariosenhordobonfim. com, às 10h30. A igreja só será aberta às 18h, para a missa da novena.

Além disso, para manter viva a tradição, de maneira adaptada aos cuidados sanitários exigidos neste momento, ocorrerá ainda a Caminhada Virtual do Bonfim – Quem tem fé vai a pé, onde estiver. Os participantes são convidados a praticar um gesto de solidariedade adquirindo uma camisa, no valor de R$33, a ser revertida ao projeto Bom Samaritano, desenvolvido pela própria Basílica do Bonfim. Mais informações podem ser obtidas pelo site www. lessclick. com. br .

O padre Edson Menezes falou sobre a importância de manter a fé viva, mesmo sem a tradicional procissão, respeitando a preservação da vida diante das condições sanitárias do momento. “Eu tenho pensado e agradecido a Deus por ter nos inspirado a tomar essa decisão. Vendo agora o jeito que as coisas estão, observamos que foi uma ação assertiva. A característica da festa em 2022 deve ser voltada, basicamente, para oração. O momento é de orar e pedir proteção ao Nosso Senhor do Bonfim”, afirmou.

 Novena – A novena, iniciada no dia 8, segue até o sábado (15), com transmissão ao vivo através das redes sociais da Basílica, às 19h. As reflexões têm como tema Papa Francisco, Vigário do Amado Jesus, Senhor do Bonfim, convida-nos a participar da vida da Igreja e da sua Missão, e o lema: Por uma Igreja Sinodal: Comunhão, Participação e Missão.

 No domingo (16), no dia da Festa do Senhor do Bonfim, a programação terá início com o repique dos sinos da Basílica, às 5h. Às 10h30, o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, o Cardeal Sérgio da Rocha, presidirá a Missa Solene e ao final da celebração concederá a Bênção Apostólica com Indulgência Plenária.

 
Durante todo o dia, a imagem peregrina do Senhor do Bonfim ficará exposta na frente da Basílica. Para encerrar a programação, às 18h, acontecerá um momento de oração pela contenção da atual pandemia, da violência e de outros males da atualidade.