A praia do Porto da Barra tem um glamour que nenhum outra tem na cidade do Salvador
Tasso Franco , da redação em Salvador |
24/08/2021 às 12:15
Laboratório a céu aberto
Foto: OG
Causa espécime que a Prefeitura de Salvador ainda não tenha descoberto que a praia do Porto da Barra é o maior laboratório da capital baiana para eventos testes da Covid, como para outros procedimentos sociológicos. No último final de semana, sem que os técnicos da Prefeitura precisassem foi realizado um 'evento teste' ou 'simulado' com muito mais de 500 pessoas do que a PMS pretende realizar na próxima sexta-feira, 27.
A praia do Porto da Barra é um laboratório antigo desde quando as praias de Salvador passaram a ser usadas pela população no inicio do século XX, ainda como áreas medicinais - para melhor ventilação dos pulmões dos humanos e outros males do corpo - e depois como locais de práticas esportivas e da moda, com as exibições dos primeiros sungões e maiôs, até os dias atuais, a praia mais frequentada da cidade.
Não adianta o prefeito Bruno Reis sugerir que a cidade tem outras praias - duas orlas com quase 70km de praias - porque o Porto é um 'point' eterno de azaração, de moda, de costumes e possui uma enseada que não existe em nenhum outro lugar da cidade. A praia do Farol é até mais extensa e arejada, porém, falta-lhe glamour, exatamente o que sobra no Porto.
Nas décadas de 1970/1980 outras praias se tornaram atrativas com esse toque mágico do glamour, como foram os casos da Terceira Ponte e da Praia dos Artistas, até a Pituba se ensaiou em concorrer com a praia do Porto, depois a Placa Ford de Itapuã da barraca do Perilo, mas ninguém conseguiu destronar o Porto. Nem vai conseguir retirar dela a coroa de rainha da cidade. Nunca.
O Porto além de ter esse atrativo fica no coração da cidade numa área de fácil acesso à toda população e é o local de origem de Salvador, onde as naus de Thomé de Souza - fundador da cidade - aportaram em 29 de março de 1549. Que outro lugar do Brasil existe um atrativo desses do ponto de vista histórico? Ao turista, então, isso representa o máximo.
Em 2005 passei uma temporada em Barcelona e vi como a praia Barceloneta - no centro da city - se parecia muito com a praia do Porto. Eu morava perto e ia andando nos finais de semana para curtir essa praia com seu calçadão e bares e restaurantes no entorno, bem à semelhança do Porto. E, como os catalães, adoravam (e ainda adoram) essa praia.
Fazem parte das culturas das cidades. A Prefeitura de Salvador - na medida do possível - deveria - isso, sim - melhorar a infra do Porto, fiscalizar os produtos que são vendidos no local, limpar, cuidar e deixar o calçadão sempre limpo e em ordem, o que, infelizmente, não acontece. (TF)