Turismo

As tangerias de Valencia: da Espanha para o mundo, por NARA FRANCO

As tangerinas de Valencia são consideradas as melhores do mundo
Nara Franco , Rio de Janeiro | 07/05/2019 às 18:35
As tangerias de Valencia: da Espanha para o mundo
Foto: Nara Franco

A cidade de Valencia, na Espanha, é decorada por pés de tangerina, que dão um tom laranja vibrante às árvores de praças e bairros do local.

Pesquisando sobre o porquê de Valencia ter essa característica, descobri que a fruta tem origem chinesa e que chegou à Valencia graças a Josep Polo de Bernabé i Borràs, que plantou a fruta em solo espanhol no século XIX. 

Josep foi herdeiro de terras e plantava videiras e oliveiras. Em 1835, mudou suas árvores para pés de tangerina. A ideia do cultivo se espalhou por toda e Europa e a tangerina chegou a França, Inglaterra, Alemanha e Suíça. Josep era um visionário da época. Foi o primeiro agricultor a utilizar fertilizantes e também o primeiro a embrulhar laranjas em lenços de papel branco e usar caixas de madeira para exportar o produto. Tradição mantida até hoje. 

As tangerinas de Valencia são consideradas as melhores do mundo. Por isso, a cor laranja predomina nos símbolos da cidade, assim como nos uniformes esportivos dos times locais. 

Mesmo dando um toque especial à cidade, autoridades espanholas alertam para o perigo do consumo das tangerinas das ruas, uma vez que elas absorvem todos os gases a que são expostos no dia a dia. Algumas pessoas chegam a vende-las, o que provoca a ira dos produtores locais. Alguns defendem que as árvores sejam derrubas, mas no geral a população defende a permanência das tangerinas nas ruas.