Turismo

NASA estuda modelo de viagens espaciais turísticas

A proposta foi lançada por um dos subcomitês consultivos da NASA
Nara Franco , Rio de Janeiro | 26/11/2018 às 18:19
NASA estuda modelo de viagens espaciais turísticas
Foto: div

A NASA pode oferecer viagens turísticas privadas até a Estação Espacial Internacional (International Space Station/ISS). De acordo com o jornal The Washington Post, a agência norte-americana tem amplo interesse em rentabilizar parte de suas atividades e estruturas para aumentar as receitas. Esse tipo de negócio já foi explorado no passado pela Rússia, que cobrava milhões de dólares, para oferecer a tripulantes de alto poder aquisitivo uma visão única da Terra e, claro, do espaço. 

A proposta foi lançada por um dos subcomitês consultivos da NASA e encaminhada para o atual administrador da organização, Jim Bridenstine. Essa decisão também seria parte de um conjunto de operações econômicas, com foco especial em ampliar as relações entre os setores privado e público dos Estados Unidos.

Além disso, a ideia surge alguns meses após Bridenstine ter anunciado estar em busca de investidores para privatização da Estação Espacial Internacional. O assunto, entretanto, não durou muito depois de ter enfrentado críticas tanto de congressistas republicanos e democratas quanto da comunidade científica. De acordo com o jornal, explorar o turismo espacial da NASA dessa forma poderia ser um caminho para, mais tarde, concluir a privatização da ISS.

Ainda, o plano desenvolvido pelo subcomitê da agência espacial teria como meta diminuir as regras legais que impedem o uso da marca da NASA para fins comerciais. Conforme o grupo, atividades promocionais espaciais “poderiam melhorar o perfil público da NASA e encorajar os jovens a seguir carreiras em ciência, tecnologia, engenharia e matemática”.