O mais conhecido é o das Ilhas Cyclades, no Mar Egeu, mais para o sul, já quase Mar Mediterrâneo, onde ficam as famosas Santorini e Mykonos
Nara Franco , RJ |
22/11/2018 às 18:38
Santorini
Foto:
Recentemente assisti o filme "Mama Mia", musical estrelado por Meryl Streep ambientado na Grécia. Além das músicas do ABBA, que já deixam seu astral para cima, o filme mostra a Grécia e aquele mar azul-turquesa, as ilhas e bate aquela vontade conhecer o berço da civilização moderna.
Caso seja sua primeira ida à Grécia, comece por Atenas, capital e principal porta de entrada do país. Na verdade, você sempre começará pela Grécia. Mas se seu destino for as ilhas em uma segunda viagem, pode pular os passeios mais tradicionais na capital do país.
Santorini, um dos destinos mais procurados do mundo, também não pode ficar fora do seu roteiro. Assim como Mykonos e Creta. Essas são as ilhas mais conhecidas e visitadas. Mas há outras como Rhodes. Para que sua viagem fique confortável é importante analisar distâncias e tempo de deslocamento para não perder muito tempo entre as ilhas. As ilhas gregas são divididas em 6 lotes de ilhas.
O mais conhecido é o das Ilhas Cyclades, no Mar Egeu, mais para o sul, já quase Mar Mediterrâneo, onde ficam as famosas Santorini e Mykonos. Outro lote é o das Ilhas Jônicas, no Mar Jônico, para o lado oeste. É lá que está a ilha de Zakynthos, um verdadeiro paraíso na Terra.
Como chegar às ilhas? De ferryboat. A dica é comprar a passagem do ferry pela internet, com antecedência. Os horários de saída são um pouco limitados e há dois tipos de barcos: express, que demora em torno de duas horas entre Atenas-Mykonos ou Mykonos-Santorini, e outro mais lento, que leva 4 horas cada trajeto. Para chegar em Atenas não há vôo direto. Parte-se de São Paulo em uma jornada de 20 horas ou mais. A conexão pode ser feita em Frankfurt, na Alemanha, ou Paris, na França.
Em Atenas percorra essa listinha básica e obrigatória: Acrópole, Parthenon, Museu da Acrópole, Odeão de Herodes Ático e a Ágora, com o Templo de Hefesto. Dê uma volta pelo bairro de Plaka, o mais antigo de Atenas. Ele fica ao pé da Acrópole e é repleto de lojinhas de souvenirs.
Deixando a cidade para as ilhas, prepare-se para andar muito. São labirintos de ruas estreitas, fachadas brancas, lojas e cafés. Em Chora, a vila principal de Mykonos, é o local dos restaurantes, bares, galerias e lojas. Mykonos tem ainda os famosos moinhos de Kato Miloy, localizados bem em frente ao porto de Alefkandra. De ferry boat, são duas de Mykonos a Santorini. A ilha tem ao menos três cidades para visitar: a capital Fira (ou Thira), Imerovigli (alguns hotéis oferecem serviço de van de graça ou a custos reduzidos para o translado entre as cidades) e Oia.