Turismo

Um roteiro para Beatlemaníacos em Liverpool. Boa viagem e bela curtida

Mas o templo dos Beatlesmanícos é o The Cavern Club (10 Mathew Street, Centro). É um velho clube de jazz, aberto em 1957
Nara Franco , RJ | 31/07/2018 às 09:50
O templo
Foto:
Você é fã dos Beatles? Então prepare o roteiro para conhecer Liverpool, a cidade que deu ao mundos os Fab4. Há lugares obrigatórios para quem curte as músicas de John Lennon e cia e outros locais a serem descobertos se você resolver ficar mais dias em Liverpool (dois dias são suficientes). 

O que é essencial? O bar Cavern Club, Strawberry Field e a Beatles Store. A maioria dos lugares ligados à história dos Beatles são centrais e dá para ir a pé. A melhor referência é a Beatles Store ou a estação de Lime Street. 

Mas há ainda outros pontos interessantes como a Igreja de Saint Peter, onde Paul e John se conheceram, o Empire Theater, o palco mais prestigiado da cidade, o Liverpool Institute, onde Paul e George estudaram — e que hoje, graças a um investimento de Paul é uma das escolas de arte mais respeitadas da Inglaterra. 

A Beatles Store mostra todas as fases da vida e da carreira deles. A visita é feita com um fone de ouvido e em cada ponto você ouve as músicas da época, depoimentos dos integrantes da banda e de pessoas importantes falando sobre as músicas, trajetória etc. Lá tem algumas raridades como guitarras, ingressos de shows, fotos históricas, entre outros.

O museu fica na Britannia Vaults, Albert Dock, em Liverpool. Horário: verão (abril até 31 de outubro) – 9h às 19hs / inverno (31 de outubro até 31 de março) – 10hs às 18hs. Ingresso (2018): adulto – 15,95 libras / crianças – 9,50 libras / crianças até 4 anos – gratuito / família – ingressos com desconto

O visitante também pode apreciar a sacada da Prefeitura da cidade onde os Beatles foram ovacionados em 1964, depois de conquistar os Estados Unidos. Os Beatles voltaram a Liverpool para o lançamento de seu primeiro filme, A Hard Day's Night, de Richard Lester e receberam a chave da cidade do prefeito, enquanto 20 mil pessoas tomavam Castle Street, em frente ao edifício, para homenagear John, Paul, George e Ringo. 

Mas o templo dos Beatlesmanícos é o The Cavern Club (10 Mathew Street, Centro). É um velho clube de jazz, aberto em 1957, que acabou se transformando na catedral da beatlemania, por ter sido a casa que consagrou a banda em Liverpool e onde Brian Epstein descobriu o grupo, em novembro de 1961. Lá, os Beatles fizeram 292 apresentações.

O bar abre às 10h da manhã e está sempre lotado. É um local escuro, abafado, típico clube de Jazz onde, claro, sempre toca músicas dos Beatles. No site do bar - https://www.cavernclub.org/ - você encontra todas as informações para programar sua visita e apreciar o local onde os Beatles fizeram sua primeira apresentação. 

Depois de conhecer os locais onde a banda se consagrou, que tal visitar lugares mais emblemáticos? O Liverpool Institute, fundado em 1825, era uma escola de excelência. O escritor Charles Dikens fez palestras e leituras de seus livros lá, quando o colégio ainda era se chamava Liverpool Mechanics' Institution. Lá também estudou Paul Macartney.

Hoje, o músico é financiador do local, que esteve em ruínas nos anos 80. Ele faz questão de entregar diplomas aos formandos e fazer discursos encorajadores para a galera que conclui suas graduações em Teatro, Dança e Música. 

O instituto fica próximo a Catedral Anglicana. Combine o passeio com a visita às casas onde John morou com Cyn (36 Falkner Street) logo após o casamento e à casa que ele dividiu com Stu em Canning Street. 

Para fechar, os campos de morando ou Strawberry Fields. Atualmente, Strawberry Field é só um portão vermelho diante de um terreno baldio, mas fã que é fã vai se emocionar.  A excursão Magical Mistery Tour, organizada pelo Cavern Club, passa por Strawberry Field, com paradas para fotos. Para uma visita independente, pegue o ônibus 86C ou o 75, em Hanover Street, no Centro.

Não há nada além do portão de ferro e do muro, mas o lugar é mágico, principalmente se você colocar a música no fone de ouvido e curtir o momento. 
Strawberry Field era um orfanato do Exército da Salvação cujas festas John costumava frequentar com tia Mimi. Ele também pulava os muros da propriedade para sentar sob as árvores.