Bolonha fica a aproximadamente 80 quilômetros de Florença. Uma de suas principais características são os prédios medievais de terracota e ornamentados com pórticos que cobrem as calçadas
Nara Franco , RJ |
28/07/2018 às 09:57
Bolonha
Foto:
A 6ª edição do levantamento “Best in Europe” feito pelo guia Lonely Planet, escolheu a Emília-Romanha, na Itália, como a melhor região da Europa para visitar em 2018. Diferente das outras edições, o ranking deste ano foi focado nas cidades e regiões menos visitadas do continente.
A Emília-Romanha é conhecida como o berço gastronômico da Itália. Está localizada no norte da Itália e evoluiu a partir da junção de duas regiões históricas: Emilia e Romanha. A capital é Bolonha. A região é dividida em nove províncias: Bolonha, Ferrara, Forli-Cesena, Modena, Parma, Piacenza, Ravenna, Reggio Emilia e Rimini. A Emilia-Romanha faz fronteiras com: Liguria, Piemonte, Lombardia, Veneto, Marche e Toscana.
É ainda uma das regiões mais ricas da Itália e é considerada uma das regiões mais ricas e mais desenvolvidas da Europa.
Bolonha fica a aproximadamente 80 quilômetros de Florença. Uma de suas principais características são os prédios medievais de terracota e ornamentados com pórticos que cobrem as calçadas. Os arcos servem como cobertura para as caminhadas quentes do verão e para os dias chuvosos. Bolonha também é conhecida
pelas duas torres inclinadas e hoje elas estão tortas e uma delas (a degli Asinelli) é aberta a visitação. Outro destaque arquitetônico da cidade é o Santuário della Madonna di San Luca, localizado numa colina no alto de Bolonha.
O berço da gastronomia deu ao mundo o molho bolonhesa (que os locais chamam de ragù) e a lasanha. Ir a Bolonha é se deliciar nas melhores massas italianas.
A cidade é também uma referência cultural tanto por sua universidade, a mais antiga da Europa fundada em 1088 (www.unibo.it), quanto por sua programação de eventos, que inclui um dos melhores festivais de jazz do continente (www.festivaljazzbologna.it), realizado em novembro.
Além das massas, Bolonha é conhecida pelos maravilhosos embutidos (como salames, linguiças, a melhor mortadela do planeta e o incrível prosciutto di Parma),manteiga, queijos (como o clássico parmesão) e vinagre balsâmico de Modena. Há vários bons restaurantes no centro histórico de Bolonha, quase sempre
trazendo um menu que deve ser respeitado: antipasto, primo piato (normalmente uma pasta ou risoto) e um secondo (opcional, usualmente uma carne).
Sobremesa, vinho da casa e café também podem fazer parte do pacote.
De maneira geral, a primavera (março a junho) e o outono (setembro a dezembro) são os melhores mesess para visitas.