Com informações da Secom PMFS
Da Redação , Salvador |
21/01/2018 às 20:47
Fonte fica no bairro da Gabriela
Foto:
Recuperada, Fonte dos Milagres volta a ser área de lazer
Houve uma época em que a Fonte dos Milagres era um dos principais pontos de lazer para famílias residentes no bairro Gabriela e localidades próximas. Mas devido a precária infra-estrutura, há alguns anos o equipamento deixou de ser um atrativo. Realidade que começou a mudar com a revitalização do local e a construção de uma nova praça. Na noite desta quinta-feira, 18, a Fonte dos Milagres passou a ser vista como nos velhos tempos.
O equipamento foi entregue pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho, que estava acompanhado pelo vice-prefeito, Colbert Filho. “Estive aqui algumas vezes e fui cobrado para que a Fonte dos Milagres fosse reurbanizada. E assim o fizemos por entender a sua importância histórica e de lazer para toda esta região, bem como meio usado por famílias para ganhar os seus sustentos com a venda de bebida e comida para os visitantes”, afirmou o prefeito.
José Ronaldo também pediu aos moradores que cuidassem no novo espaço, evitando depredações, e determinou ao Departamento de Áreas Verdes, responsável pela obra, que coloque equipamentos em todo o local, como mesas, onde moradores e visitantes disputem partidas de jogos de salão.
O secretário de Meio Ambiente, Sérgio Carneiro, disse que, sobretudo, José Ronaldo vem se destacando nas ações realizadas na defesa e preservação da natureza, com ações nas lagoas e nascentes, principalmente.
O presidente da Associação dos Moradores da Gabriela, Adriano Rangel, afirmou que o local antes esquecido foi renovado pelo poder público. “A Fonte não mais está abandonada”. O pastor Davi, que prega no bairro, comentou que a obra atende a vontade dos moradores e que vinha sendo pedida há anos.
Área de Proteção Permanente
A fonte passou por uma reestruturação, que vai garantir a sua revitalização. Em março de 2017 foi o local escolhido para o plantio de árvores pela Rede Internacional de Plantio Global.
A reestruturação da APP (Área de Proteção Permanente), localizada entre as ruas Pantanal e Flamengo e a Travessa Casarão levou a Prefeitura a tomar medidas legais que garantirão a preservação da fonte como espaço de uso comum, como a recuperação de áreas da APP que estavam invadidas.