Não há pânico, mas situação é preocupante. Trem que chega a estação está parado.
Da Redação , da redação em Salvador |
09/01/2018 às 11:34
Estação de Esqui está com neve em ecesso
Foto: AFP
Treze mil turistas estão impossibiltados de entrar e sair da cidade Zermatt, próxima ao famoso pico Matterhorn, na Suíça, devido a "grande perigo de avalanche", informaram autoridades locais nesta terça-feira. Por medida de segurança, foram fechadas pistas de esqui, trilhas para caminhadas, teleféricos, estradas e serviço de trem. As pessoas estão isoladas na cidade há cerca de 15 horas
Zermatt é uma das estações de esqui mais populares da Suíça e a neve bloqueou todas as estradas e o trem que conduz ao resort no sul do cantão suiço de Valais, que também foi atingido por algumas interrupções de energia, disse a chefe da estação Janine Imesch à AFP.
Atualmente, há "cerca de 13 mil turistas em Zermatt", disse ela, enquanto o site da estação alertou que "chegadas e partidas não são possíveis no momento", segundo porta-voz do Resort Alpine.
A principal via de acesso foi fechada desde o início da segunda-feira, enquanto o trem foi interrompido na noite de segunda-feira, disse ela.
Zermatt abriga cerca de 5.500 habitantes e tem capacidade para acomodar 13.400 turistas espalhados por hotéis e apartamentos de aluguel. Mas os turistas encalhados não poderão aproveitar a abundante neve por enquanto, devido ao alto risco de avalanches na área.
"Não é possível fazer downhill ou cross country, mas está tudo bem. É um pouco romântico", disse Imesch, acrescentando que "não há pânico".
Um vôo de reconhecimento é planejado sobre a área para ajudar a determinar a situação e como proceder.
árias outras aldeias dos Valais também foram isoladas pelas fortes precipitações.
A região do Simplon de Valais foi atingida por dois metros de neve em um período de 24 horas, informou a agência de notícias ATS.
A lama e os deslizamentos de rochas, bem como as inundações, forçaram o fechamento de uma série de estradas em todo o Valais, assim como o risco de avalanches, que a polícia regional afirmou estar no nível mais alto possível.
Em baixas altitudes, as fortes chuvas entretanto forçaram a evacuação de cerca de 20 pessoas da pequena aldeia de Eyholz, e a aldeola de Mottec também foi esvaziada como precaução, informou a emissora RTS.