Turismo

Guardas Municipais têm grupamento especial para turistas no Centro SSA

Reforço no atendimento aos turistas
Da Redação ,  Salvador | 09/01/2018 às 21:52
GM ATENDE TURISTA
Foto: Jefferson Peixoto
    Guardas Municipais têm grupamento especial para turistas no Centro Histórico

A estação mais quente do ano ainda está no início, mas a capital soteropolitana já está repleta de turistas por todos os cantos. No Centro Histórico, um dos espaços turísticos mais visitados pelos turistas, não é diferente. Por isso, a Guarda Civil Municipal (GCM) mantém um grupamento especial que realiza o monitoramento da área, que tem início no Santo Antônio Além do Carmo e segue até a Praça Castro Alves.

O Grupamento de Apoio ao Turista (GAT), localizado no Centro, oferta orientações aos turistas sobre os mais variados temas, a exemplo de informações turísticas e históricas de Salvador, dicas de segurança e indicações de locais atrativos para que o visitante possa desfrutar ainda mais da cidade, além de possibilitar maior sensação de segurança. Oitenta e um guardas civis se dedicam a estas atividades no grupamento.

De acordo com o supervisor do GAT, Tiago Machado, 10% do efetivo é bilíngue e aproximadamente 90% dos guardas possuem inglês funcional, diferencial no atendimento aos estrangeiros. “Eles passaram por mais uma qualificação nos meses de outubro e novembro do ano passado para sanar essa demanda da área turística. Eles estão qualificados para atuar com este público orientando sobre direções, serviços e outros temas”, reforçou Machado. 

Além disso, eles trabalham em pontos turísticos específicos como o Mercado Modelo, onde a Guarda dispõe de um posto fixo de proteção patrimonial, em funcionamento 24 horas, e faz a cobertura do Elevador Lacerda, um dos principais cartões postais da cidade. O órgão também dispõe de uma base móvel, situada no Largo Terreiro de Jesus, para atendimento ao turista, em funcionamento das 7h às 19h.

Entre os serviços mais procurados pelos turistas através do GAT estão informações da cidade, apoio em casos de furto de objetos pessoais e primeiros socorros. "É comum turistas passarem mal por conta do calor, mas também há uma incidência de quedas", pontuou Tiago Machado. O gestor explicou que em caso de acidentes e quedas, os profissionais são acionados para estabilizar o quadro do paciente, isolar o local por conta do trânsito e acionar o serviço médico ou órgão responsável para solucionar o problema. 

O GAT intensifica suas ações dando suporte com efetivo maior em eventos específicos que ocorrem principalmente no verão, a exemplo de festas de largo. As ações alcançam ainda a chegada de cruzeiros, o que favorece o aumento do fluxo de turistas na região durante todo o dia.