Atalaia tem um calçadão dos mais famosos do Brasil
Tasso Franco , da redação em Salvador |
15/01/2017 às 20:51
A noite em Atalaia, Aracaju
Foto: BJÁ
A principal atração turística de Aracaju é o bairro da Atalaia com sua praia, calçadão e local onde se situam os principais hotéis, restaurantes, bares, casas de shows, a passarela do caranguejo, o aquário do Tamar, as tendas de tapiocas, o mercado de artesanato e as feirinhas no entorno do calçadão. Atalaia é uma festa dia e noite. De dia, local ideal para dar caminhas e andar de bike; e a noite, frequentar um dos inúmeros e bons restaurantes.
A praia não é das melhores para o banho de mar. Para andar, ótima. Adiante, no prolongamento da Atalaia, na Avenida José Sarney, o banho de mar é melhor. E, neste local, há excelentes barracas de praia e restaurantes, especialistas em comidades do Nordeste, a italianos e frutos do mar. O preparo da moqueca sergipana é difernete do da baiana, mais adociada. Suponho que seja o dendê.
Em Atalaia estão os melhores hotéis de Aracaju - o Celi, o Radysson e o Aquarios - e várias pousadas. na Sarney também tem boas pousadas e na Atalaia Velha, idem. A rede hoteleira da cidade é compatível com a demanda turistica e ninguém se queixa. Agora, na temporada de verão, a ocupação é 100% e recomenda-se fazer reserva com antecedência. O preço médio nos hotéis 4 estrelas é de 100 dólares.
Também no calçadão de Atalaia estão os melhores restaurantes, em especial, a República dos Camarões, Encanto do Mar, Karyry e outros. O Karyry (Cariri) é a melhor casa de shows da cidade. Música ao vivo de forró e de samba. Funciona até às 2 da manhã nos finais de semana. Na orla de Atalaia a vida noturna praticamente se encerra a meia noite. Aracaju não tem metrô, como na Europa, em que os barres e restaurantes também fecham nesse horário para que as pessoas peguem o metrô.
A muvuca começa cedo, por volta das 20h e vai com força até às 23h. Depois, desaquece. Dá pra andar no calçadão numa boa até esse horário, sem sobressaltos. A partir da meia noite, quando fica mais vazio, torna-se perigoso. Não há assaltos - são raras exceções - e andar de bike, durante o dia é prazeroso. Os táxis da cidade são limpos e o atendimento é bom.
Atalaia é, provavelmente, o melhor calçadão que conheço no Brasil. Tem mais atrativos do que Copacabana, disparado á frente do Farol da Barra, da Orla da Boa Viagem e da Orla de Maceió. Tudo é integrado em Atalaia - hotéis, restaurantes, casas de shows e feiras de artesanato. No calçadão há inúmeros bancos para as pessoas sentarem e ninguém danifca os equipamentos públicos. Vale a pena conhecer. (TF)