O metrô de Londres tem 10 linhas troncos - verde, vermelha, amarela, cinza, preta, lilás, etc (informações do Portal Mundo Estranho)
Da Redação , Salvador |
16/12/2016 às 11:10
Só a Central Line em 83 km
Foto: The Sun
O maior metrô do mundo é o de Londres. São 408 km de trilhos, o que em linha reta equivale quase à distância total entre as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. Sua maior linha, Central Line, possui 83 km e supera a extensão de todo o sistema de metrô da cidade de São Paulo, que tem 60 km de trilhos.
Inaugurado em 1863, o metrô londrino é também o mais antigo do mundo. Construído como parte de um plano de melhoria da cidade, ele nasceu com apenas 6 km de trilhos – mas, já no primeiro ano de funcionamento, 9,5 milhões de passageiros foram transportados, média de 26 mil por dia.
Na cola do metrô londrino está o de Nova York, com 368 km de trilhos. Ele ganha de Londres em número de estações: 468 contra 275 estações londrinas. Nenhum dos dois, entretanto, ganha o título de maior número de passageiros. Nesse quesito, o campeão é o metrô de Moscou, na Rússia, que leva cerca de 8 milhões de pessoas por dia. E no Brasil? Por aqui, o maior e mais antigo é o metrô de São Paulo.
Aberto em 1974, o sistema paulistano tem 60 km e transporta cerca de 4,9 milhões de passageiros por dia. No ranking mundial de tamanho, o metrô de Sampa ocupa o 37º lugar.
Aberto em 2012 pelo prefeito João Henrique o metrô de Salvador também começou com 6 km e já tem mais de 12k com a expansão que aconteceu nos governos Wagner e Rui.