É no final de semana
Marilena Neco , Bahia |
02/12/2016 às 21:06
Igrejinha da Praia do Forte
Foto: Carmen Correa
Os sabores da Bahia estão em destaque no mês de dezembro, em dois dos mais procurados destinos turísticos do Estado. Tendo como cenário uma natureza exuberante, praias paradisíacas e patrimônio histórico-cultural, Itacaré e Praia do Forte realizam festivais gastronômicos para aguçar o paladar de turistas e moradores. Com uma culinária onde se sobressaem ingredientes regionais e movimentam a cadeia produtiva do turismo, os eventos .têm apoio da Secretaria do Turismo do Estado/Bahiatursa.
Até 17/12 (sábado), o município de Itacaré, localizado no litoral sul da Bahia, recebe a terceira edição do Festival Gastronômico Sabores de Itacaré. Com o tema Gastronomia de Raiz, a novidade deste ano é a inclusão de produtos da agricultura familiar na elaboração dos pratos. Outra novidade é a Festa do Chef, com apresentação ao vivo de uma receita com tema do festival.
Com a participação de 42 estabelecimentos e oferta de 45 diferentes pratos, o público vai degustar iguarias com preços promocionais. O menu, especial, vai de frutos do mar a deliciosas bebidas. Os estabelecimentos participantes estão subdivididos em cinco categorias: prato principal, petisco, lanche, sobremesa e drink.
Segundo os organizadores, são esperadas mais de 10 mil pessoas. Na última terça-feira (29/11), na Pousada Maria Farinha, dos 16 apartamentos, 11 já estavam reservados para o período de 1º a 3/12, de acordo com Durval Filho, do setor de reservas, ressaltando que, além, da gastronomia, os shows musicais atraem muita gente. No Ecoporan Hotel, a quinta-feira (1º/12) já contava com 50% de reservas de um total de 83 apartamentos. Também na última terça-feira, para o período de 8/12 (quinta-feira) e 9/12 (sexta-feira), já havia 60% de reservas, com expectativa de chegar a 100% nos próximos dias.
Além de um cardápio exclusivo, a programação consta de cozinha-show, montada em três locais, onde chefs renomados elaboram seus pratos; feirinha da agricultura familiar; feira de artesanato e apresentações cultural e artística gratuita. Artistas como Jhu Morais e músicos locais vão embalar os presentes ao som de MPB, pop rock, reggae, forró estilizado e samba.
Tempero no Forte - A charmosa vila de pescadores no Litoral Norte, acolhe o XI Festival de Gastronomia, Arte e Cultura de Praia do Forte e Litoral Norte, até 11/12 (domingo), com a presença de chefs de todo o Brasil.
Uma apresentação artística com baianas da região abriu o evento na quinta-feira (1º/12), seguida de aula-show com a chef Tereza Paim, que abordou o tema A Mandioca, ingrediente tema do festival e que vai constar na elaboração dos pratos dos 31 restaurantes participantes. Além de Praia do Forte, participam estabelecimentos de Arembepe, Barra do Jacuípe e Porto de Sauípe.
De acordo com os organizadores, a expectativa é que circulem 20 mil pessoas durante os 11 dias do evento, entre visitantes, turistas e moradores da Praia do Forte. Com 20 apartamentos, a Pousada Ogum Marinho já está com 100% de ocupação para o período de 8/12 (quinta-feira) a 11/12 (domingo). Já o Hotel Via dos Corais esgotou as reservas para os 50 apartamentos para o período de 2 a 4/12. Para o período de 9/12 (sexta-feira) a 11/12 (domingo) já tem 50% de reservas, mas com a expectativa de chegar aos 100% novamente.
Como parte da programação, até o dia 3/12 (sábado) acontece o Chefe Recebe, com profissionais do Brasil e locais apresentando pratos especiais, com destaque para a mandioca, nos restaurantes participantes. Paralelamente, são realizados almoços e jantares especiais em alguns restaurantes, resorts e pousadas. Na cozinha-show, na Praça da Música, chefs convidados falam sobre a gastronomia brasileira. O evento ainda reserva um espaço para degustação e comercialização de cervejas especiais.
Além da gastronomia, a programação contempla mercado de arte e artesanato, com produtos fabricados por artesãos do Litoral Norte e Salvador. Tem também exposição artística, onde artistas plásticos e fotógrafos criam obras exclusivas com o tema do festival, música instrumental, com a presença de Leo Gandelman, apresentação de grupos culturais, capoeira, blues, samba e música brasileira, com artistas da região. Na casa de farinha, é possível ver a produção de farinha e seus derivados.