Veja outras dicas sobre Serrinha
Tasso Franco , da redação em Salvador |
18/03/2016 às 14:35
Museu do Gonzagão em Serrinha
Foto: BJÁ
A Dica Turistica da Semana vai para Serrinha, cidade situada na região do Sisal e que fica a 178 km de Salvador. A Semana Santa nesta localidade começa na próxima quinta-feira, 24, com a procissão do Fogaréu, uma manifestação religiosa que acontece há mais de 80 anos nas ruas e representa a busca de Jesus pelos romanos no Morro das Oliveiras.
A procissão, em Serrinha, é um atos religiosos mais bonitos que acontece na Bahia durante a Semana Santa. A população católica desfila em procissão pelas ruas e segue até a colina de Santana, onde há uma imagem da padroeira da cidade. Neste local tem uma apresentação teatral. Em seguida o cortejo desce até a catedral.
A procissão é belissima e realizada à noite. Os fiéis conduzem pequenas tochas com velas e durante o percurso oram o Senhor Deus Misericórdia. Também em todo percurso são feitas citações aos santos da igreja católica. Na Colina da Santana tem-se um visual fantástico da procissão.
Na sexta-feira santa acontece a subida ao Morro da antiga estrada para Barrocas onde há uma peregrinação na via sacra na subida ao morro e no alto existe um cruzeiro onde os fiéis acendem velas e são feitas orações.
Milhares de pessoas participam dessa caminhada que dura em torno de 50 a 60 minutos até o topo donde se tem uma vista bonita da cidade.
Também neste dia acontece os festejos do Bacalhau da Barão, na Rua Barão de Cotegipe, com o serviço do bacalhau, shows musicais com artistas locais e o Encontro dos Amigos de Serrinha que residem noutras cidades e aproveitam esse momento para se confraternizarem.
A tarde tem a procissão do Senhor Morto na Praça Miguel Carneiro onde fica a catedral. É uma procissão muito bonita.
No sábado de Aleluia os visitantes podem curtir a feira livre da cidade com uma enorme variedade de produtos e tem brincadeiras para a garotada no Bacalhau da Barão onde também acontece à noite a queima de um Judas com testamento.
No domingo é dia de retorno dos visitantes, mas, quem gosta de bike pode particupar de trilhas que a galera faz a Serra de São Caetano e a Bela Vista, na zona rural.
REDE HOTELEIRA E DIVERSÕES
Serrinha tem uma rede hoteleira pequena com hotéis e pousadas de 2 a 3 estrelas. São hotéis de média e boa qualidades.
Para se chegar ao município saindo de Salvador é só ir até Feira de Santana e depois pegar a BR-116 Norte mais 65 km.
A cidade tem clima quente e há um museu na cidade sobre o cangaço (Museu do Gonzagão) de Guilherme Machado. É um museu particular - único na cidade - e vale a pena conhecer.
A concentração de jovens e das badalas se concentra na Praça Morena Bela onde há vários barzinhos e restaurantes com som ao vivo.
Acontece também nesta praça uma feira de Artesanado e a cidade tem um pequeno mercado de artesanato no centro - Mercado Evoá Ferreira.