Representantes de municípios baianos onde ocorrem expressivas manifestações religiosas participaram, nesta sexta-feira (11), de encontro promovido pela Secretaria de Turismo da Bahia, com o objetivo de integrar instituições religiosas, agentes públicos e profissionais ligados ao mercado turístico local.
Iniciativa da Diretoria de Qualificação e Segmentos Turísticos da Setur, o encontro estimula a formação da Rede de Turismo Religioso Católico da Bahia e tem o propósito de tornar o segmento mais competitivo, explicou o diretor Roberto Roque. “Este movimento nos permite estimular, conquistar o mercado de viagens que está em alta e que reúne um público que tem interesse específico”.
O turismo brasileiro apresenta, a cada ano, números mais expressivos em relação ao segmento religioso. De acordo com dados preliminares do Departamento de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo, em 2014, cerca de 17,7 milhões de brasileiros viajaram pelo país levados pela fé. As visitas às tradicionais cidades barrocas, como Salvador, estão entre os destinos mais visitados do país.
Por isso, a importância de diagnosticar o fluxo turístico de cada município, qualificar os profissionais que atuam nesse segmento e incrementar a produção associada ao turismo religioso (produção de imagens, velas, terços, bijuterias, camisas, etc.), acrescentou o técnico Júlio Santos, da Coordenação de Segmentos Turísticos.
Este diagnóstico já começou a ser elaborado pela Setur e tem caráter essencial ao planejamento de ações e à roteirização do turismo religioso na Bahia. Participaram do encontro desta sexta-feira (11) representantes dos municípios de Salvador, São Francisco do Conde, Santa Brígida, Bom Jesus da Lapa, Monte Santo, Nazaré, Cachoeira e Maragojipe.