Aeroporto de Salvador tem a cara do turismo decadente da Bahia
SAC , BSB |
28/01/2016 às 12:25
Turismo decadente e aeroporto no final da linha
Foto: DIV
Os aeroportos de Cuiabá, Salvador e Galeão (RJ) receberam as piores notas na última pesquisa de satisfação feita com passageiros e que foi divulgada nesta quinta-feira (28) pela Secretaria de Aviação Civil (SAC). A avaliação se refere ao último trimestre de 2015.
O aeroporto de Cuiabá ficou com a nota mais baixa entre os 15 aeroportos avaliados pela SAC: 3,36. Salvador recebeu 3,67 e, o Galeão, 3,91.
Curitiba (PR) foi o aeroporto mais bem avaliado na pesquisa, com nota 4,52. Na sequência estão os aeroportos de Campinas (SP) e Guarulhos (SP), este último o mais movimentado do país.
Motivos
A pesquisa da SAC é feita há três anos. Nesse período, aponta a secretaria, o aeroporto do Galeão apresentou evolução de 11,1% na nota média recebida, porém as avaliações pioraram nos últimos dois trimestres.
Aeroporto Internacional Galeão, no Rio: um dos mais mal avaliados (Foto: Globonews)
De acordo com a SAC, o aumento da insatisfação dos passageiros “coincide com a ampliação das obras no terminal, que está se preparando para receber a maior parte da movimentação dos dois milhões de passageiros esperados para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio2016.”
Entre os 48 indicadores pesquisados pela SAC, os mais mal avaliados no Galeão são conforto acústico, custo do estacionamento, produtos comerciais, lanchonetes e restaurantes. De outro lado, receberam boas notas o tempo de fila no check-in, a cordialidade e eficiência dos funcionários do check-in e tempo de fila na imigração e aduana.
Salvador
De acordo com a SAC, o aeroporto de Salvador foi o que apresentou o pior desempenho nas pesquisas ao longo dos três anos, com queda de 7,2% na nota média dada pelos passageiros que utilizam o terminal. As piores avaliações são em relação à limpeza, conforto e custos de restaurantes e estacionamentos.
A nota de Cuiabá na pesquisa acumulou queda de 3,8% no período de três anos. Conforto, limpeza, acústica e custos de serviços comerciais estão entre os itens mais mal avaliados no aeroporto.
As pesquisas de satisfação feitas pela SAC servem apenas para informação e os aeroportos mal avaliados não recebem nenhum tipo de punição, como multa.