Cecilienhof também encerra a monarquia na Prússia, depois Alemanha
Tasso Franco , da redação em Salvador |
19/12/2015 às 14:42
Palácio fica nos arredores de Berlim, em Potsdam
Foto: BJÁ
A história do palácio Cecilienhof remonta ao ano de 1905 quando o sucessor do trono da Prússia (hoje Alemanha), o principe herdeiro Guilherme da Prússia se casou com a duquesa Cacília de Mecklemburgo-Schwerin.
Guilhermo viveu com Cecília, inicialmente, no Palácio de Mármore nas proximidades do lago Heiliger. Depois que o casal visitou a Inglaterra, em 1911, surgiu a ideia da Casa Real construir um palácio de campo no estilo Tudor.
Antes de romprer a primeira Guerra Mundial que resultaria, em 1918,no fim da monarquia na Prússia, em 6 de maio de 1915, Guilherme pôs a primeira pedra se sua futura residência.
Com o desenrolar da guerra, as obras do palácio foram interrompiadas, mas seguiu adiante nos anos 1915 até 1917 quando a princesa se mudou para o palácio, ainda não completamente terminado, para dar a luz a sua sexta filha.
Os trabalhos de construção terminaram em 1918, justo quando começou a Revolução de Novembro que produziu o fim da monarquia, em 9 de novembro de 1918.
Portanto, Cecilienhoh é a última reminiscência do reinado dos Hohenzoller e constitui um importante ponto da arte da arquitetura palaciana, trabalhos de Joseph Wackerle e Paul Ludwig.
A princesa herdeira resistiu em Ceciliemhof até 26 de novembro de 1920 e exilou-se na Silésia (Polônia), em Breslavia, e o imperador mudou-se para a Holanda, país neutro, onde se instalou na solitária ilha de Wieringen, mar do Norte.
O impereador Guilherme se encontrou com o chanceler do III Reich, gustav Stresmann, e expressou o desejo de retornar à Alemanha. Hitler consentiu desde que ficasse alijado de qualquer atividade politica.
Em 1923, voltaram a Potsdam, mas, os palácios reais já haviam sido nacionalizados. Ainda assim, o príncipe obteve o direito de usufruto de Cecilienhof e o palácio voltou a ser ponto de encontro da alta sociedade de Berlim, sendo também um local predileto de artistas e politicos.
Quando os nacional-socialistas, com Adolf Hitler, alcançaram o poder, em 1926, Guilherme teve a esperança de volta a falar de politica.
Nesse mesmo ano, recebeu a Hitler, Goring, Goebbles e Ribbentroop e apoiou a ascensão de Hitler, em 21 de março de 1933, ao posto de Chanceler do Reino.
Comemorou-se o "Dia de Potsdam" com a instalaçãao do Reichstag. Em 1935, Hiteler rechacou, categoricamente, o retorno da Dinastia Hohenzollern ao poder. A familia passou a ser vigiada pela Gestapo a partir do atentado contra Hitler, em 20 de junho de 1944.
Em fevereiro de 1945, com a II guerra Mundial já chegando ao fim, Guilherme se muda para a Baviera, em busca de tratamento hepático e é detido por tropas franceas. Morreu em 20 de julho de 1951, de doenças hepáticas, numa casa aos pés do castelo dos Hohenzollern.
Cecília se mudou para a Baviera em 1945 e para Stuttgart, em 1952. Morreu em maio de 1954.
Com o avanço das tropas soviéticas o Palácio de Cecilhenof foi ocupado pelo Exército Vermelho em 1945 e o ato que pôs fim a II Guerra Mundicla foi celebrado neste Palácio (Conferência de Potsdam), celebrada em 17 de julho de 1945.
A conferência de Potsdam para por fim a II Guerra Mundial deu-se no Cecilienhof. Os EUA, a União soviética e o Reino Unido mantiveram 4 anos de conferências desde o ataque da Alemanha a União Soviética em junho de 1941.
Roosevelt, Stalin e Churchill se encontram em Moscou, Washington Cairo, Casablanca, sendo o primeiro deles em Teerã entre 28 de novembro e 1º de dezembro em Teerã, depois em Yalta - Criméia.
FIM DA GUERRA
Os avanços em pinça conta os exercitos alemães se deram em duas grandes frentes, o Exército Vermelho avançando pelo Leste e ocupando a Polônia; e os aliados na Normandia, França, libertando a França e a Béligca.
Na conferência de Potsdam o palácio de Cecilioenhoh foi dividido em três setores: EUA, União Soviética e Reino Unido. Cada delegação usava uma entrada separada ao lugar da conferência.
Posto que Potsdam se encontrrava na zona de ocupação soviética o Exército Vermelho organizou a logistica.
Em treze sessões se tratou da nova ordem na Europa e da gestão da politica e da econolmia da Alemanha. Fechou-se o partido nazi NSDAP e se aboliaram as leis, e selou-se o desarme total e desmilitarização da Alemanha.
E a dvisião do bolo: a União soviética ficou 25% dos equiopamentos industruais e os aliados com 15% dos produtos alimentícios e matérias primas. Dividiu-se a Europa em duas: o lado ocidental e a cortina de Ferro; e a cidade de Berlim e a Alamenha também em duas.
O Japão só capitulou em agosto de 1945 depois que Truman mandou lanças duas bombas atômicas em Hiroshima e Nagashaki.
O QUE SE PODE VER
EM CECILIENHOF
Cecilienhof, hoje, é um museu com entrada aberta ao público. A visita é guida e pela quantidade de gente que visita o local tem que marcar antes para não ser barrado. Pode-se percorrer a parte interna do palácio e a externa.
Os visitantes conhem a sala da conferência que selou o fim da II Guerra e a divisão da Europa com os móveis originais, o salão branco (sala de música da princesa), o gabinete naval, os aposentos da princesa, as salas de trabalho dos britânicos, dos soviéticos e dos nortes-americanios, o vestidor do principew herdeiro e outras dependências.
Para fotografar esses aposentados paga-se uma taxa extra de 6 euros. (TF)