Turismo

DEVASTAÇÃO DA CHAPADA DIAMANTINA: Fogo destruiu parte do ecosistema

Prejuízos incalculáveis na Chapada Diamantina
Jornal da Chapada , Bahia | 16/11/2015 às 11:31
O fogo deixou rastro de destruição na Chapada Diamantina
Foto: Portal Chapada
Comunicólogos que administram a página do Facebook ‘Portal da Chapada’ fizeram, neste domingo (15), uma visita de campo em áreas atingidas pelo grande incêndio florestal, próximas ao balneário do Rio Mucugezinho, entre os municípios de Lençóis e Palmeiras. As imagens apontam que área do Morro do Pai Inácio, um dos cartões postais da Chapada Diamantina foi atingida pelo fogo. O rastro de destruição é impressionante, deixando o ecossistema completamente afetado. Os administradores da página criaram uma campanha e ainda estão montando uma central de arrecadação e distribuição.

“O que vimos hoje lá foi uma região que geralmente é cheia de vida e estava parecendo um cenário de filme de guerra, os brigadistas exaustos, mas com muita boa vontade. Muitos focos de incêndios em áreas de difíceis acessos. O clima mudando, abafado, com pouca umidade. Tem muita gente entrando em contato pela página para enviar donativos e estamos montando uma central de arrecadação e distribuição”, aponta relato dos administradores do ‘Portal Chapada’, em contato com o Jornal da Chapada.

Atualmente, há fogo em Mucugê, Ibicoara, Seabra, Lençóis e Palmeiras, em áreas como Morro Branco, no Vale do Capão, Conceição dos Gatos, Campos do João, no Vale do Cercado, que fica no município de Iraquara e na região do Rio Mucugezinho. Uma campanha também foi criada pela página que retrata a região em imagens no Facebook. #SOSChapadaDiamantina já toma as redes sociais e reverbera a aflição da população e de todos que enfrentam todos os incêndios.

“Gente, em benefício a nossa Chapada, criamos uma campanha para chamar a atenção para a queimada que afeta a região, sabemos que as proporções dos incêndios são gigantescas e tendem a piorar se não ganharem a devida atenção em combate as chamas. Pensando nisso, pedimos que publiquem em suas redes sociais #SOSChapadaDiamantina com a intenção de criarmos um ‘código’ para alerta das perdas que estamos tendo. É uma frase prática que acreditamos que vai gerar bons resultados. Ajude-nos nessa luta! A nossa biodiversidade agradece!”, afirmam em publicação os administradores do ‘Portal Chapada’.