Um lugar incrível onde o menos que se vê são alemães dada a quantidade de estrangeiros no local
Frankfurt é a São Paulo da Alemanha. Um dos centros financeiros mais importantes da Europa, sede do Banco Central Europeu, e também sede de outros bancos e instituições financeiras da Alemanha. Sua arquitetura mescla construções do passado, da época do Imppério Sacro Romano Germânico aos prédios em aço e vidro da atualidade.
Fica no estado de Hesse e é a quinta maior cidade da Alemanha com uma população de aproximadamente 800.000 habitantes, no centro da região metropolitana Frankfurt/Reno-Meno que tem uma população de 5,6 milhões de habitantes e é a segunda maior região metropolitana da Alemanha. Cidade, portanto, bem agita, com ruas repletas de gente em compras e a negócios.
Frankfurt é o centro financeiro e de transportes da Alemanha e o maior centro financeiro da Europa continental. Em Frankfurt estão localizadas as sedes do Banco Central Europeu, do Banco Federal Alemão e da Bolsa de Valores de Frankfurt, bem como vários grandes bancos comerciais, o Deutsche Bank, o Commerzbank e o DZ Bank.
Nos transportes a cidade se destaca em âmbito mundial: o Aeroporto de Frankfurt é um dos mais movimentados de todo o mundo; a Estação Central de Frankfurt é um dos maiores terminais de trens da Europa; e a Frankfurter Kreuz é um dos trevos rodoviários mais utilizados na Europa. Ao mesmo tempo, a DE-CIX possui o maior tráfico de ponto de troca de internet do mundo.
A cidade é a única na Alemanha listada como uma das dez cidades globais alfa do mundo. Frankfurt fica na Antiga Zona de Ocupação Americana na Alemanha e era antigamente a cidade sede do Exército dos Estados Unidos na Alemanha. Em 2011, a companhia Mercer apontou Frankfurt como a 7º cidade em qualidade de vida do mundo. De acordo com a pesquisa de custo de vida do The Economist, Frankfurt é a cidade alemã mais cara e a 10ª cidade mais cara do mundo.
Quem anda pelas ruas do centro da cidade, especialmente em sua área comercial, sente esse drama. É uma cidade de alto poder aquisitivo, um comércio fortissimo, lojas imensas de departamentos, e muita venda de joias e ouro. Mas também é uma cidade de cultura e de bons locais para se curtir música e teatro.
II GRANDE GUERRA
Frankfurt foi severamente bombardeada durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Cerca de 5.500 moradores foram mortos durante os ataques e o seu famoso centro histórico medieval, na época o maior da Alemanha, foi quase completamente destruído. A cidade tornou-se um campo de batalha no início 26 de março de 1945, quando os Aliados marcharam sobre a Alemanha Nazista.
O Exército dos Estados Unidos capturou Frankfurt depois de vários dias de intensos combates e a região foi declarada segura em 29 de março de 1945.
Após o fim da guerra, Frankfurt tornou-se parte do recém-criado estado de Hesse, que consiste no velho Hesse-(Darmstadt) e as províncias da Prússia-Hesse. A cidade era parte da Zona Americana de Ocupação da Alemanha. O Governador Militar da Zona Americana de Ocupação (1945-1949) e do Alto Comissariado das Nações Unidos para a Alemanha (HICOG) (1949-1952) ficava sediado no mesmo local da IG Farben Building, intencionalmente deixado intacto pelos bombardeios de guerra dos Aliados.
MUITA HISTÓRIA
NUMA CIDADE COSMOPOLITA
A cidade é considerada cosmopolita e multicultural por ser o lar de pessoas de mais de 180 nacionalidades diferentes. Além da maioria étnica alemã, a cidade contém populações consideráveis de imigrantes vindo de países como Turquia, Afeganistão, Itália, Croácia, Sérvia, Polônia, Grécia, Macedônia, Rússia, Bulgária, Líbano, Romênia, Bósnia e Herzegovina, Espanha, Portugal, França, Países Baixos, China, Japão, Estados Unidos, Áustria, Reino Unido, Colômbia, México, Paquistão, Marrocos e Índia.
A área urbana de Frankfurt é também o lar de a segunda maior comunidade coreana na Europa e da maior comunidade tâmil, do Sri Lanka, da Alemanha. Quase 25 por cento dos residentes de Frankfurt são cidadãos estrangeiros. Além disso, 40 por cento dos residente e 65 por cento das pessoas com idade inferior a cinco anos têm origem imigranTE.
Frankfurt foi uma das cidades mais importantes do Sacro Império Romano. A partir de 855, reis e imperadores alemães eram eleitos em Frankfurt e coroados em Aachen. A partir de 1562, os reis e imperadores também passaram a ser coroados em Frankfurt, sendo que Maximiliano II foi o primeiro. Esta tradição terminou em 1792, quando Francisco I foi eleito. Sua coroação foi deliberadamente realizada no Dia da Bastilha, em 14 de julho, o aniversário da tomada da Bastilha. As eleições e a coroação aconteceram na Catedral de São Bartolomeu, conhecida como Kaiserdom ("Catedral do Imperador").
***Com suporte do Wikipedia