Atrações englobam música, esporte e atividades gastronômicas para que visitantes conheçam diferentes espaços presentes no Pelô
Agecom , Salvador |
31/07/2015 às 08:19
Magary Lord e Negra Jhô
Foto: Max Haack
O Pelourinho Dia e Noite também contará com programação diversificada envolvendo música, esporte e atividades gastronômicas. A promoção das atividades culturais ficará por conta da Saltur e FGM, sob coordenação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Emprego (Sedes). Até o Carnaval, serão realizados eventos para movimentar a região e permitir a ocupação dos espaços públicos. No âmbito da Saltur, foi planejado um guia completo de atrações para que baianos e turistas conheçam bares, restaurantes, lojas, ateliês, antiquários, museus, igrejas e outros espaços no Pelourinho, com endereço e informações específicas de cada lugar. Em setembro, a novidade estará disponível para a população e turistas por meio de plataformas de comunicação impressa e eletrônica.
Está programada também uma exposição de arte ao ar livre, atraindo visitantes e valorizando a produção artística local na divulgação das suas obras. Haverá ainda espaço para a música com o projeto “Arte Viva”, que levará o concerto da Orquestra Sinfônica regida pelo maestro Amilson Godoy, em parceria com grandes nomes da música brasileira, às ruas do Pelourinho. E, é claro, que não poderia faltar uma programação gastronômica: o projeto “Comer & Beber no Pelô” prevê um conjunto de ações integradas que visam valorizar e movimentar a cena gastronômica local, envolvendo bares e restaurantes, com previsão de início para setembro.
A Feira da Cidade também ocupará os espaços públicos no Pelourinho, levando a mistura de gastronomia, artesanato e cultura pop que já atrai, em média, 20 mil pessoas por final de semana, sempre que é realizada. A primeira edição está prevista para o final de semana de 22 e 23 de agosto. E aproveitando a geografia do local, será realizado o “Desafio Bike & Run” uma prova inédita que contempla mountain bike e corrida de rua, com saída e chegada no Pelourinho. A intenção é fortalecer o calendário esportivo da cidade, visando atrair um novo público e, ao mesmo tempo, diversificar as atividades, com previsão de realização para 18 de outubro.
Estão previstos também “Pocket Shows” aos finais de semana, com apresentações diferenciadas e de qualidade em pontos estratégicos do Pelô, de forma a tornar o ambiente ainda mais agradável e vibrante, em convivência harmônica com a vocação do local, visando atrair e aumentar o tempo de permanência dos visitantes. Jazz, Bossa Nova, Música Instrumental, entre outras manifestações artísticas e culturais, estão programadas. O primeiro local escolhido para receber a iniciativa foi a Praça do Cruzeiro, a partir de setembro. Os demais locais serão anunciados posteriormente pela Saltur.
A FGM também promete esquentar o clima com atrações que vão desde concertos em igrejas até uma programação para o público infantil. Nas esquinas do Pelourinho, apresentações de música farão com que o público tenha um momento de percepção da produção artística que é feita pela cidade. O samba ganha espaço no Santo Antônio Além do Carmo, exaltando a beleza e a vocação do local para esse tipo de manifestação artística. E a rua também será palco de uma grande exposição a céu aberto para valorizar fotografias e quadros do local. As crianças contarão com pequenos espetáculos circenses para animar ainda mais o passeio pelas ruas do Pelô.
Otimismo – A divulgação das ações do Pelourinho Dia e Noite animou bastante pessoas e personalidades que vivem ou frequentam a região. “Há muito tempo que estou esperando essa iniciativa e vim conferir pessoalmente. Vai ser muito bom para o Pelourinho, para os empreendedores, para as pessoas que têm suas casas, para os turistas e para o próprio baiano, que estava afastado. Agora, toda essa atividade aqui vai atrair as pessoas novamente para curtir uma tarde e uma noite no Pelô, que é tão bacana”, salientou o cantor e compositor Magary Lord, também proprietário do Casarão do Lord.
O proprietário do restaurante Cantina da Lua e um dos principais defensores do Pelourinho, Clarindo Silva, afirmou que a iniciativa da Prefeitura chega em um momento bastante oportuno. “De uma certa forma o local está na UTI, com estabelecimentos sendo fechados, despertando nas pessoas um certo preconceito. Hoje nós podemos dizer à sociedade que, além de ser uma das áreas mais bem policiadas da Bahia, tem esse conjunto de ações que vai fazer com que a sociedade volte a assumir o Pelourinho”.
Henrique Pugliese, gerente do Hotel Pelourinho, o mais antigo da localidade, ressaltou que a região estava realmente carente de ações na área do receptivo para o turista. “O Pelourinho Dia e Noite vai ter uma maior mobilização de todos os que aqui transitam, sejam os turistas de outros países, de outras cidades que precisam frequentar o Pelourinho e que estavam carentes por questões de insegurança e de falta de sinalização”, relatou.