Turismo

LAGO AZUL DE YPACARAÍ, o ponto turístico mais querido do Paraguai

Lago fica distante 50 km de Assunção nas proximidades do Campo Grande onde se deu uma das mais violentas batalhas da Guerra do Paraguai e a morte de Solano Lopez
Tasso Franco , da redação em Salvador | 08/07/2015 às 17:26
O Lago Azu de Ypacaraí existe e é muito bonito
Foto: BJÁ
   Um dos roteiros turísticos mais importantes do Paraguai é visitar o Lago de Ypacaraí imortalizado na canção "Recuerdos de Ypacarai', música de Zulema de Mirkim e música de Demétrio Ortiz, muito cantada no Brasil pelo Trio Itakitã, Cascatinha e Inhana, Caetano Veloso, MPB e outros. A música foi intrepretada pela primeira vez em 1952 e se tornou internacional difundindo o lago e o Paraguai por todo mundo ocidental.

   Fica próximo de Assunção numa viagem de carro que dura aproximadamente 1h30min a partir da Mariscal Lopes, principal avenida da capital que corta a cidade de ponta-a-ponta até atingir a região metropolitana e o município de Fernando de La Mora, a cidade de venda de veiculos. 

   Tem uma avenida de 8 km só de lojas de carros. Daí segue-se até Capiatá até atingir a cidade histórica de Areguá, antiga capital do Departamento Central da Cordilheira dos Andtes, donde, do adro da igreja da Candelária tem-se uma visão do lago. Ypacaraí tem 17 km de extensão e 7 de largura com 3 metros de profundidade, em média, sendo que o lugar mais profundo tem 20m.

   Areguá é a terra do artesanato de barro. Há uma avenida só de lojas desse tipo de artesanato - vasos, pratos, bisquis, etc - algumas peças são também de madeira, pero, a maioria de cerâmica, barro retirado de áreas do lago trabalhado, cozido e com peças pintadas. É uma das atividades econômicas de Yparcaraí.

   Na realidade, o lago concentra o maior produto turístico do Paraguai e há toda uma infra-estrutura nas cidades circuvizinhas algumas com nomes na lingua guarani - Areguá, Itaguá, Pirayú, etc - com casas de vreaneio da classe média alta, hotéis, restaurantes - a maioria de comida alemã (a maior colônia de estrangeiros no Paragui é de alemãs), o que tem movimento intenso na temporada de verão, entre dezembro e fevereiro. 

   Agora a temporada é de baixa estação (inverno) e as pessoas não vão as praias no entorno do lago, em São Bernardino, Luque, Areguá, etc, devido ao frio. São Bernerdino vem do nome do general Bernardino Caballero, o qual lutou na Guerra do Paraguai especialmente na Batalha do Campo Grande (Batalha de Los Ninõs ou Acosta Ñu),a retirada do ditador Solano Lopese sua morte pelas tropas do Conde D'Eu.

   Bernardino foi o fundador do Partido Colorado e depois presidente do Paraguai. Era também um homem romântico e que se apaixonou por Hilde Ingeholhi (1874/1953), uma aviadora e enfermeira, com quem viveu algumas temporadas no Hotel do Lago, edificação que ainda existe às margens do Ypacaraí.

   O Lago Ypacaraí é um dos dois maiores lagos do Paraguai. O lago é muito popular entre os turistas e os habitantes do país, embora atualmente esteja poluído com matéria orgânica, fósforo e nitrogênio despreendido por algumas indústrias instaladas nessa região.

   Localizado a 50 km a leste de Assunção, Ypacaraí significa na lígua garani água benta pelo Senhor e tem uma bacia de 1.017 km² e atrai anualmente centenas de milhares de veranistas. Na última temporada de verão, mais de 300 mil pessoas foram à “villa veranista” de San Bernardino, na costa leste do Lago. Na margem oposta fica a cidade de Areguá.

   Yaguá Resau, Luque, Yuquyry, Puente Estrella y Pirayú, e os rios Yukyry, Pirayú, San Bernardino e Areguá. Dez por cento dos habitantes do país, cerca de 600 mil pessoas, vivem em sua área de influência. Luque é a cidade (capital) do artesnato de ouro e prata.

   No entorno de áreas do lago cultiva-se morango. O Paraguai é grande produtor de morango na América Latina e todo ano há um festival Frutilla nessa região. Centenas de tendas vendem morangos e derivados - tortas, tortillas, licores, doces, cestas com morangos, etc - às margens das estradas.

  Em nossa visita a Ypacaraí não chegamos a ver o tão propalado lago azul da canção de Zulema Murkim porque agora é a época das chuvas e do frio e o lago estava muito cheio, com as praias praticamente encobertas. No verão, segundo nosso guia Carlos Alfonsi, ainda é possivel apreciar o azul de Ypacari donde existe um maravilhoso por do sol.

   Sobre cuñataí a jovem personagem criada por Zulema, Carlos conta-nos que o paraguai é muito enamorado de suas chicas. "Há muitas lendas neste marvailhoso lado", conta-nos com emoção. (TF)


MÚSICA RECUERDOS DE YPACARAÍ
(Zulema de Murkim e Demétrio Ortiz)

Una noche tíbia nos conocimos
Junto al lago azul de ypacarai
Tu cantabas triste por el camino
Viejas melodias en guarani
Y con el embrujo de tus canciones
Iba renaciendo tu amor en mi
Y en la noche hermosa de plenilúnio
De tu blancas manos senti el calor
Que con sus carícias me dio el amor
Donde estas ahora cuñataí
Que tu suave canto no llega a mi
Donde estas ahora
Mi ser te adora con frenesi
Todo te recuerda mi dulce amor
Junto al lago azul de ypacarai
Vuelve para siempre
Me amor te llama, cuñataí