Turismo

PARAGUAI se enche de júbilo com visita do papa Francisco na sexta, 10

Esta é a segunda vez que o país recebe a visita de um pontífice da Igreja Católica
Tasso Franco , da redação em Salvador | 06/07/2015 às 12:14
A cidade de Assunção está com imagens do papa por todos os locais
Foto: BJÁ
   Os assuntos mais comentados em Assunção na atualidade são a derrota da seleção paraguaia para a Argentina na Copa América por 6x1 e depois nova derrota contra o Perú por 2x0 deixando a seleção guarani na quarta colocação; e a visita do papa Francisco que acontece a partir da sexta-feira, 10, e vai até o domingo. 

   A capital paraguaia está fervilhando de gente estrangeira que já procura acomodações na cidade de apenas 750.000 habitantes sendo que na missa monumental na Av Costanera estima-se um público de 1.500.000 fiéis.

   Para o próximo final de semana está tudo lotado - hotéis, restaurantes, centros de comunicação, etc - e a municipalidade reasfalta algumas ruas, limpa a cidade, prepara as áreas na capital e na região metropolitana onde acontecerão missas e um papamóvel 'made in Paraguay' foi montando pela Automotor S.A. com inversão de 47.000 dólares, algo em torno de 80 milhõeds de guaranis. 

   A cidade já está ornamentada com figuras do papa em lugares públicos, em lojas, em tiendas nas estradas, nas praças públicas e os trabalhos dos voluntátrios para orientar os visitantes que virão de outros países são intensos. 

   Há toda uma logística que vem sendo montada pelos representantes do Vaticano, pelas autoridades federais e pelas organizações sociais paraguaias. O momento é de júblico, congraçamento, uma euforia impressionante por onde se anda.

   O Paraguai é um país com apenas 6.5 milhões de habitantes com população eminentemente católica apostólica romana e a influência das igrejas evangélicas ainda é pequena no país, embora se diga que a Universal do bispo Edir Macedo tem avançado a passos largos.

   O papa nomeou esta semana o monsenhor Joaquín Robledo para ser bispo da Diocese de San Lorenzo, a segunda cidade mais importante da Região Metropolitana de Assunção, com aproximadamente 300.000 habitantes e onde o papa oficiará uma missa e visitará a comunidade religiosa do Bom Pastor.

   O papa Francisco já está na América Latina, chegou ontem em Quito, capital do Equador onde fica até amanhã depois seguindo para La Paz, na Bolivia. Chega a Assunção dia 10, sexta.

   Na comitiva do papa estão 77 profissionais de imprensa de várias partes do mundo, cinco fotógrafos, 18 jornalistas multimidias e cinco jornalistas e produtores oficiais da Santa Sé. 

   Esta é a segunda vez na história do Paraguai que um pontífice visita o país. Há 27 anos, em 1988, o papa João Paulo II esteve em Assunção em sua gira pela América Latina. 

   Naquela época, o Paraguai vivia sob a ditadura de Alfredo Stroessner, uma fase sombria da vida do país, ditadura que durou de 1954 a 1989. Agora, o país vive um bom momento na economia e na vida democrática com o presidente Horárcio Cartes.

    O Paraguai se desenvolve com a poupança interna que cresceu 17.3% de 'ahorros bancários' no último mês de maio e há um boom imobiliário que tem atraido capitais estrangeiros do Brasil, Alemanha e outras nacionalidades.

   Apesar da pobreza em algumas áreas, sobretudo nas 'chacaritas' - as favelas paraguaias - ninguém fala em crise e sim em desenvolvimento, crescimento. 

   A venda de produtos com a efigie do papa se encontra em todos os centros comerciais de Assunção e sua Região Metropolitana. A santa mater da cidade é Nossa Senhora da Assunção. A Virgem da Candelária também é muito cultuada. A Ordem Religiosa mais importante e atuante do Paraguai é a franciscana, pero os jesuitas também são fortes.

   A padroeira do Paraguai é a Virgem de Caacupe - correspondente a nossa N.S.Aparecida - e a data nacional é 8 de dezembro (correspondente a data de N.S. da Conceição, padroeira da Bahia).