vide
Ascom BT , Salvador |
23/02/2015 às 18:37
São João do Pelô
Foto: iBahia
O presidente da Bahiatursa, Diogo Medrado, disse que o Governo do Estado vai transformar o São João da Bahia em uma festa nacional, competindo com as grandes capitais que fazem os festejos juninos no Nordeste.
Além de apoiar diversos municípios do Estado, a Bahiatursa já está preparando o Parque de Exposições de Salvador para cinco dias de atrações, que se juntarão ao São João do Pelô, no Centro Histórico, com mais três dias de arrasta-pé.
“Até então, temos apenas a ideia do São João, mas de concreto é que serão cinco dias de festa no Parque de Exposições. A intenção é começar a festa junina no Parque de Exposições, na Paralela, e finalizar no Pelourinho, Centro Histórico”, disse ao jornal.
“Como o São João cai na quarta-feira, pretendemos começar a festa no sábado e terminar na quarta. Já no Centro Histórico começará na terça-feira e terminará na quinta”, disse Diogo Medrado. Não foram definidas atrações. A intenção, segundo ele, é que artistas nacionais se juntem a nomes baianos tradicionais da festa.
No ano passado, a festa realizada no Centro Histórico contou com nomes como Elba Ramalho, Aviões do Forró, Adelmário Coelho, Flávio José e Zelito Miranda. Diogo Medrado informou que o investimento do Governo do Estado foi de R$ 8 milhões, mas em 2015 o valor deve ser menor, pois a Bahiatursa irá em busca das parcerias privadas.
“Já estamos dialogando com algumas instituições privadas, para diminuir o investimento feito pelo governo”, disse.
Mais de 100 atrações, entre artistas nacionais e forrozeiros baianos, se apresentaram nos palcos montados no Terreiro de Jesus, Pelourinho, Cruzeiro de São Francisco e na Praça Tereza Batista e largos Pedro Arcanjo e Quincas Berro d´Agua, no ano passado.
A Bahiatursa patrocinou também o São João em 163 municípios do estado, o Forrocopa, em parceria com a Secopa - Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo, e o Campeonato Estadual de Quadrilhas, que aconteceu na praça da Revolução, em Periperi.
Participaram do Campeonato Estadual de Quadrilhas 32 equipes da capital e do interior, a exemplo de Madre de Deus, Rio Real, Riachão do Jacuípe, Catu, Cachoeira, Valença, Feira de Santana, São Francisco do Conde, Itaparica e Barreiras, reunindo mais de cinco mil pessoas, por noite, no subúrbio ferroviário de Salvador.