vide
Agecom , Salvador |
10/02/2015 às 17:22
Carnaval teve o abre-alas no domingo último
Foto: Max Haack
Os milhares de turistas esperados para o Carnaval de Salvador deixarão algo em torno de R$ 64,8 milhões na cidade durante a festa. Esta é a estimativa da Empresa Salvador Turismo (Saltur) para a folia em 2015. Além disso, o trade turístico de Salvador prevê que pelo menos 90% dos leitos serão ocupados entre a próxima sexta-feira (13) e a Quarta-Feira de Cinzas (18), quando se encerra a folia de Momo.
A previsão da Saltur é que o volume de passageiros desembarcando na capital baiana via Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães e rodoviária seja cerca de 30% acima dos números comuns a períodos de alta estação. De acordo com o presidente da seccional baiana da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), José Maria Garrido, o mercado está bastante otimista por conta do apelo do Carnaval. "Apesar da baixa procura por pacotes, os hotéis estão apostando bastante na venda de diárias e aguardam aumento da demanda para o sábado, o domingo e a segunda-feira de Carnaval, considerados pelo setor como dias de pico' da festa, informa, lembrando que a taxa de ocupação decai um pouco a partir da terça-feira.
O secretário municipal de Cultura e Turismo, Érico Mendonça, lembra que Salvador voltou a ter uma posição de destaque na preferência dos brasileiros na hora de escolher um destino turístico para o verão. Para ele, a cidade em si já é o grande atrativo. "Por conta da variedade de opções que a cidade voltou a oferecer nos últimos anos, como serviços básicos e infraestrutura para receber o visitante - além da taxa de dólar, ainda bastante favorável para quem opta por viajar pelo Brasil -, Salvador voltou a atrair pessoas de diversas partes do mundo, mas principalmente brasileiros. Para o Carnaval esperamos um quantitativo ainda maior de turistas chegando à capital.
Segundo dados da Prefeitura, o turista que visitava a Bahia até algum tempo atrás desembarcava no aeroporto de Salvador e seguia direto para o Litoral Norte do estado. "Agora esta realidade mudou, e o visitante permanece por mais tempo na cidade, que está mais limpa e atrativa, e isso traz o turista de volta", completa o secretário.
Boas-vi