Turismo

FIÉIS louvam Santa Luzia e enchem as ruas do Comércio de fé e de luz

Vide
Tasso Franco , da redação em Salvador | 13/12/2014 às 15:37
Fiéis conduzem a imagem de Santa Luzia pelas ruas do Comério e passa na Cayru
Foto: BJÁ
   Centenas de fiéis participaram neste sábado, 13, por volta do meio dia, da procissão em louvor a Santa Luzia - a santa protetora da visão - pelas ruas da Cidade-Baixa, área do Comércio, Salvador - num ato de fé que teve o acompanhamento de cânticos à santa e ajuda da percussão da Banda Didá. A santa, que tem ligação com o milagre da água que brota de uma fonte no Pilar, foi saudada pelos céus com uma chuva que durou parte da manhã e recebeu às bençãos dos católicos, pois, o que demanda do céu é sagrado.

   Dona Iracema Ferreira, 72 anos, moradora da Maçaranbuda, bairro da Cidade-Baixa disse ao BJÁ que, "Santa Bárbara mandou os trovões no seu dia, 4 de dezembro, sem chuvas; e, hoje, Santa Luzia trouxe a água do céu" e ela estava feliz por isso diante de tanta fé que tem na santa, a qual, ajudou a curá-la de um problema de visão.

  O Provedor Geral da irmandade do Santíssimo de Nossa Senhora do Pilar e Santa Luzia, Roberto Santana, comentou os festejos para o BJÁ e disse que o movimento em louvor à santa cresceu muito graças a fé das pessoas e a restauração do sítio histórico do Pilar pelo governo Wagner, e estava bastante satisfeito com isso. Santana destaca que ainda há dinheiro em caixa para restaurar uma outra parte de área da Igreja, onde está o ossuário.

  Santana lamentou que o afoxé Filhos de Gandhy tenha deixando de acompanhar a procissão e os festejos para Santa Luzia, "ela que é a madrinha do Gandhy e da Didá (esta presente)", mas que, nada disse atrapalha o brilho da festa, da fé em Deus e na santa. Como disse o bispo auxiliar que oficiou a missa, hoje, às 10h, "Santa Luzia nos leva a jesus, nos faz enxergar".

  A procissão deixou a igreja por volta do meio dia, seguiu pelas ruas do Comércio, na Cidade Baixa, até a Igreja de Nossa Senhora da Conceição - a padroeira da Bahia - e retornou a igreja por volta de 14h.