Vale a pena conhecer a Ceasinha do Rio Vermelho
Tasso Franco , da redação em Salvador |
25/10/2014 às 08:23
Lojas de frutas cristalizadas da melhor qualidade
Foto: BJÁ
A dica do BJÁ para seu final de semana é conhecer a Ceasinha do Rio Vermelho, antigo Mercado do Rio Vermelho, novo ponto turístico da cidade do Salvador. Fica aberto no sábado até às 18h e no domingo das 7h às 13h.
A nova Ceasinha - administrada pela Ebal após a reforma feita pelo governo do estado - tem fachada espelhada, segurança, estacionamento pago, boas lojas de horti, flores, verduras, frutas e locais para petiscos e comidinhas.
Tem as características de um shopping, mas, não possui ar condicionado. Ainda assim, a limpeza do local, as tendas de vendas dos produtos, as lojas de flores e serviços são da melhor qualidade e as pessoas podem usar carrinhos de supermercados para ir às compras, aos restaurantes e depois levar tudo para seu veiculo. Os sanitários são limpissimos.
O estacionamento custa R$3,00 a hora. Nada assustador. O espaço interno é bem mais amplo que o antigo: são mais de oito mil metros quadrados, 171 boxes distribuídos em seguimentos e um estacionamento com 240 vagas.
O investimento para a obra foi de R$ 3,5 milhões feito pelo Governo do Estado, a Caixa Econômica Federal e o Grupo Petrópolis, fabricante da cerveja Itaipava.
Então, fique sabendo que, por lá, só se bebe essa marca de cerveja. Mas, tem locais que vende boas pingas para tomar na hora e para comprar garrafas tantas que queira, batidas, uisques e outras bebidas. Agora, a gelada, só Itaipava, que é uma cerveja até de boa qualidade. Pra meu gosto é melhor que a sim e a que desce quadrado.
O amplo espaço está dividido em três setores. No setor 1, ficam as lojas de artesanato, pet shop, floricultora, moda; no 2, peixaria, frutas, legumes, doces, açougue e espaço gourmet; no setor 3, há duas praças praça de alimentação, com cafés, lanchonetes, espeterias e restaurantes.
São restaurantes mais populares com uma variedade enorme de comidinhas, desde a feijoada do Edinho, 39 anos no local desde a época do antigo Mercado Rio Vermelho a espeteria Informall de dona Ana. Tem comida a quilo, comida alemã, comida portuguesa - um bacalhau de boa qualidade - e assim por diante.
A Ceasinha tem lojas de produtos da comidas típicas baiana de fazer água na boca. Camarões secos de todos os tamanhos e preços, amendoim, castanhas, pimentas, dendês, farinhas, tapiocas, etc. Uma maravilha. Os preços, obviamente, são mais caros do que os de uma feira popular no estilo São Joaquim. Em compensação, os produtos são selecionados e de melhor qualidade.
Os hortifrutigranjeiros também. Boas tendas com todos os produtos que o cliente pode imaginar, desde as frutas da época como aqueles que são importadas como peras, morangos, maçans e outras. O mais atrativo do mercado em compras de guloseimas é a quantidade de boas lojas de vendas de frutas cristalizadas e guloseimas. Há uma variedade muito grande para todos os gostos.
Também na Ceasinha você pode comprar cortes de carnes de suinos, bovinos, caprinos, etc, de toda espécie. Os produtos podem ser in-natura ou condicionados congelados. Há uma infinidade deles inclusive em espetinhos de toda natureza. As peixarias também são de ótima qualidade e acha-se camaçõres, polvos e frutos do mar.
É ou não é um bom local. Hoje, diria que é o melhor mercado de Salvador. Virou um ponto turístico. Vê-se alguns turistas por lá nacionais e estrangeiros.