Turismo

PRAÇA DA INDEPENDÊNCIA, o coração da capital uruguaia, à sua espera

Programe sua viagem ao Uruguai
Tasso Franco , da redação em Salvador | 19/08/2014 às 20:19
A Puerta de la Ciudadela e ao fundo a Praça da Independência
Foto: BJÁ
    Montevidéu é um primor de cidade. Limpa, arrumada, civilizada. Dá pra pegar ônibus sem susto a qualquer hora do dia ou da noite. E andar nas ruas sem ser assaltado.

   O ponto turístico principal da capital dos uruguaios, país que tem apenas 3.5 milhões de habitantes, é a Ciudad Vieja (Cidade Velha), localizada numa pequena península à beira do Rio da Prata. 

   A Cidade Velha era cercada por uma muralha, até 1829, para conter a invasão de portugueses, franceses e ingleses. Predominou o domínio da Coroa Espanhola. 

   O que restou dessa muralha é a Puerta da la Ciudadela, situada na Praça da Independência. Em direção ao porto fica a cidade velha e em direção a Av 18 de Julho, a cidade nova seguindo rumo as ramblas à beira rio. 

   A Praça da Independência foi inaugurada em 1877 embora tenha sido desenhada pelo arquiteto italiano Carlos Zucchi, em 1847, e representa a transição entre a nova e a velha Montevidéu. 

   O patrimônio arquitetônico local é valioso e bem conservado ainda que a cidade não seja tão atinga assim, até para os padrões americanos. Data de 1726 e o Boulevard Sarandi no estilo francês corta a parte velha de ponta-a-ponta. 

   Em 1923, a Praça da Independência ganhou o marco que a simboliza: a estátua equestre do general Artigas e um monumento em memória do herói nacional José Gervásio Artigas, o homem que lutou para conquistar a independência do Uruguai da Espanha. 

   Entrou em conflito armado até mesmo com o Brasil. Lembrando ainda que Uruguai, Brasil e Argentina, posteriormente, formaram a tríplice aliança contra Solano Lopes, o ditador paraguaio.

   No Monumento a Artigas - no subsolo - aberto ao público estão os restos mortais do general, algumas comendas e sua história.

   Na Praça da Independência se situam o Palácio do Presidente (Palácio Estévez) e o Palácio da Justiça. Nas imediações estão o Teatro Solis (mais importante da cidade) e na face oeste, entrada da Av 18 de Julio, está o prédio mais bonito de Montevidéu, o Palácio Salvo, de 1928, do italiano Mário Palatini.

   Falamos nesta matéria só do coração da cidade, a Praça da Independência. Na Ciudad Vieja há muitas outras atrações turisticas a serem vistas: a catederal, o Café Brasileiro, o mercado del Puerto, livrarias, restaurantes e outros. (TF)