Turismo

EL MILONGÓN CENA SHOW onde se conhece um pouco da cultura do Uruguai

Quem estiver fazendo turismo no Uruguai de colocar na agenda esse show. Montevideu, calle Gaboto, http://www.elmilongon.com.uy
Tasso Franco , da redação em Salvador | 12/08/2014 às 22:28
Dança gauchesca na pista do El Milongón
Foto: BJÁ
    El Milongón Cena Show é a melhor casa de espetáculos folclóricos de Montevidéu e oferece todas as noites uma amostra da tradição e cultura uruguaias.

    O lugar é acolhedor. Trata-se de uma casa de porte médio com mesas que são compartilhadas pelos casaias (em sua maioria), solteiros e/ou familias e que acolhem, cada uma delas, em torno de 10 a 12 pessoas. 

   Paga-se R$170,00 por pessoa com direito a traslado de ia e volta ao hotel, jantar, vinho e refrigerantes à vontade e mais o show. Preço bem acessível se compararmos com o que acontece na Bahia onde o show (só o espetáculo) de Ney Matogrosso no TCA custou R$180,00 por pessoa.

   É necessário fazer reservas para assistir os shows que começam, todas às noites, por volta das 22h30min e vai até um pouco mais da meia noite. 

   O jantar você pode escolher uma massa ou uma carne e, além disso, serve-se uma salada e sorvete de poster.

   Tudo é organizado e as pessoas chegam a casa por volta das 21h a 21h30min, a tempo de escolher uma garrafa de vinho uruguaio e iniciar a degustação começando com a salada seguida do prato quente. O garçom Antonio que serviu à nossa mesa era de uma agilidade impressionante. Não se atrapalhou na hora de servir as pedidas e disse que a gorjeta ficava por conta de cada qual.

    Em nossa mesa havia um casa de paulistas, um casal de mineiros, um casal de gaúchos e duas senhoras da Colômbia. Optamos pelo vinho Bouzas Tannat do Uruguai, o medio Y medio (clássica bebida do Uruguai, uma mistura de vinho branco seco e espumante) e as colombianas escolheram um vinho rose.

   Já no finalzinho do jantar se inicia o show.  Inicialmente entram em cena no centro da casa com piso ladrilhado em preto e branco os (as) dançarinos (as) e tocadores (as) da música gauchesca, do gaúcho uruguai, com exibição de toques variados de tambores, manejo de boleadores e fandangos e chulas.

   Depois é a vez do show de tango com um cantor abrindo essa parte do espetáculo acompanhado por uma banda composta por uma bandoneista, um baixista, sax alto e bateria. Essa é a parte mais bonita e emocionante do show pois associado ao canto e da boa música do tango dois casais de passistas dão um show à tarde. Há ainda uma cantora espetacular, daquelas que só falta chorar na interpretação de um tango.

   No final, acontece uma apresentação de candomble, a música carnavalesca do Uruguai, com os ritimistas e um cantor que mais parecia Riachão, com uma animação especial. Nessa parte, o público é convidado a participar dançando na pista com as passistas do candomble.

    Diria que vale a pena conhecer essa casa de show de Montevidéu. Entre o jantar e o final do show as pessos ficam entre 3h e 3h30min no El Milongón. 

    Noite agrdável e que dá pra ter uma ideia do folclore e da cultura do campo uruguaio com suas músicas charruas. No tango, o ponto alto é quando o cantor Gabriel intrepreta "Por la Cabeza" e a platéia canta este refrão apaixonante. (TF)