Turismo

FUN FUN o bar de tangos de Montevidéu é programa especial para turista

Participei da última noite do velho Fun Fun fundado em 1895 e que muda de lugar a partir do dia 14
Tasso Franco , da redação em Salvador | 11/08/2014 às 21:35
Bar Fun Fun: programa imperdível para quem visita Montevidéu
Foto: BJÁ
   Tive a raríssima oportunidade de ter participado da noite em que o Bar Fun Fun, o mais antigo de Montevidéu, de 1895, fechou suas portas em Ciudadela (Cidade Velha), centro da city, para se mudar de local diante da necessidade de seu antigo prédio dar lugar a uma nova via. O novo Fun Fun será reinaugurado no próximo dia 14.

   Fundado por Augusto López no século XIX o bar ficou famoso por ser um local onde se celebra o tango e por duas bebidas a puguloe e a uvita, preparada a base de vermute e vinho (um pinga adocicada). Diz-se, não sei se por folclore ou não, que a receita de la uvita até hoje é guardada pelos descendentes de López que tocam o bar.

   O Fun Fun ficou famoso quando em 1933, Carlos Gardel provou a uvita encostado num balcão de estanho, até hoje no local, dedicando-lhe um tango cantado à capela e uma foto autografada que se encontra na parede do pequeno palco onde se exibem os músicos durante todas as noites.

   O bar é pequeno e parece uma cantina italiana com uma decoração com bandeiras de times de futebol, fotos, quadros, canecos, faixas, uma miscelânia completamente desorganizada e que, até por isso, dá uma vida especial ao local, um clima de nostalgia. É tudo apertado e recomenda-se para conseguir dois lugares uma reserva com pelo menos 48 a 72 horas de antecedência.

   É uma muvuca maravilhosa. O tango rola a partir das 22h30min e vai até às 1h30min com um cantor trajado de smoking acompanhado por um bandoleonista e o violoinista, além de um par de dançarinos. O público vai ao delirio e se espreme nas mesas, nas laterais do balcão, alguns cantandos, outros chorando, outros amassando as namoradas e amadas. O público, essencialmente, é de adultos (coroas).

   A peguloe e a uvita descem redondo toda a noite, pois, após o show de tango entram os cantores e tocadores do candomble, a música carnavalesca local. A casa também serve massas, empanadas e tábuas de queijos. Há boas marcas de vinho uruguaio.

   Todos os grandes nomes do tango passaram pelo Fun Dun: Mariano Moraes, Piazzola, Júlio Soza, Canaro, dom Pedro Figari, Pugliese e outros. (TF)

   No sábado em que estivemos no Fun Fun, Eddie Abalos deu um show cantando memoráveis tangos, acompanhado de Edison Bordón (bandoneon) e Lucho Martinez (guitarra).

   Então, se for a Montevidéu esse é um programa imperdível. Você não vai conhecer o velho Fun Fun e sim o novo Fun Fun que abre na Calle Soriano, 922, no dia 14.