Acontece em setembro próximo
Ascom LEM , LEM |
11/07/2014 às 10:10
Vale a pena conhecer o Oeste da Bahia
Foto: LEM
Com o propósito de valorizar a gastronomia e formatar a identidade gastronômica de Luís Eduardo Magalhães foi lançado oficialmente na noite desta quarta-feira, 09, no auditório do SENAR, o I Festival de Gastronomia e Cultura do Oeste da Bahia, previsto para os dias 03 e 06 de setembro no Espaço de Eventos Nossa Senhora Aparecida.
“A beleza de Luís Eduardo Magalhães é que ela tem várias raízes gastronômicas. São vários pedaços do Brasil num só lugar”, observou a chefe de cozinha Rosa Gonçalves, uma das idealizadoras do evento e parceira da Prefeitura para sua realização. “Precisamos fazer com que nossa culinária, nosso alimento não se perca nesse ritmo veloz do mundo dos dias de hoje”, continuou, lembrando que a ideia é mesmo juntar o “tchê” dos gaúchos com o “vixi mainha” dos baianos para promover uma verdadeira mistura de sabores nos dias de festival.
Na opinião do prefeito Humberto Santa Cruz o festival é como o despertar de algo inovador que, com certeza, irá criar raízes para toda região. “Luís Eduardo Magalhães tem como principal característica a diversidade cultural, por isso, não é a toa utilizarmos as raízes de cada uma das culturais que caracterizam nossa cidade nesse festival. Queremos, dentro dessa diversidade toda, criar uma unidade e identidade cultural e gastronômica para o município”, disse, ao abordar a importância do festival que vai unir gastronomia com agricultura familiar, piscicultura e contará também com uma feira de empresas produtoras de alimentos e organizações de economia solidária.
A realização do festival contribuirá também para potencializar a gastronomia como um ambiente de negócios. Mais de 12 chefes de cozinha já confirmaram presença no festival. Alunos e professores da Escola de Gastronomia da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Católica de Salvador já estão confirmados. Depois do festival a intenção é que os pratos, seja aqueles desenvolvidos ou adaptados a partir de matéria prima local, sejam comercializados nos bares e restaurantes da região.
Cidade Empreendedora - Em paralelo o município, em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Luís Eduardo Magalhães (ACELEM) e o SEBRAE implantou o programa Cidade Empreendedora que prevê até o mês de novembro uma série de ações para capacitação do empresário e comerciante local. Desde junho bares e restaurantes da cidade estão recebendo de capacitações e oficinas.