Uma história toda mal contada
Agecom , Salvador |
01/07/2014 às 10:59
A Cabocla representa Catarina Paraguaçu, a mãe do Brasil
Foto: Max Haack
Na próxima quarta-feira (2), é comemorada a Data Magna da Bahia. A Independência do Brasil na Bahia, também conhecida como Dois de Julho, é celebrada há 191 anos, quando o movimento liderado pelos empresários do Recôncavo e ajuda de Dom Pedro I conseguiu consolidar a libertação do Brasil do domínio português. A programação dos festejos que relembram o feito histórico e que acontecem até o sábado (5), foi divulgada pela Prefeitura do Salvador por meio da Fundação Gregório de Mattos (FGM), que coordena as ações na capital baiana.
O ponto de partida acontece nesta segunda-feira (30), às 7h30, com a saída do Fogo Simbólico, conduzido pelos soldados do Exército e atletas baianos, da cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano. Após passar pelas cidades de Saubara, Santo Amaro da Purificação, São Francisco do Conde, Candeias e Simões Filho, o Fogo Simbólico chegará às 16h da terça-feira (1°), no Largo de Pirajá, onde haverá o hasteamento das bandeiras pelas autoridades e execução do Hino Nacional. Ainda na terça-feira, às 10h, acontece o “Te Deum” na Catedral Basílica, a ser celebrado pelo bispo auxiliar de Salvador, Dom Gilson Andrade.
Na quarta-feira (2), ponto alto da festa, os festejos terão início às 6h, na alvorada com queima de fogos no Largo da Lapinha. Às 9h, em frente ao Pavilhão Dois de Julho, será feito o hasteamento das bandeiras do Brasil pelo governador Jaques Wagner; da Bahia, pelo presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo; de Salvador, pelo prefeito ACM Neto; e do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), pela presidente da entidade, Consuelo Pondé de Sena. Após a colocação de flores no monumento ao General Labatut e execução do Hino ao Dois de Julho, terá início o cortejo cívico, liderado com os carros alegóricos do Caboclo e da Cabocla, em direção à Praça Municipal.
No período da tarde, a partir das 13h30, será retomada a programação com a cerimônia cívica no 2º Distrito Naval, no Comércio; Homenagem da Câmara aos Heróis da Independência e início do cortejo cívico até o Campo Grande. No local haverá hasteamento das bandeiras pelas autoridades, colocação de coroas de flores no Monumento ao Dois de Julho, execução dos hinos ao Dois de Julho e Nacional e acendimento da Pira do Fogo Simbólico.
Programação Cultural – A programação cultural do Dois de Julho terá início logo após a cerimônia no Campo Grande, a partir das 18h, com o XXI Encontro de Filarmônicas, organizado pelo maestro Fred Dantas, que também comanda com a orquestra o Baile da Independência na quinta-feira (3), às 19h. Nos dias 3 e 4, das 9h30 às 18h, acontece a Feira do Livro Ao Pé do Caboclo, promovida pela Fundação Pedro Calmon (FPC).
O encerramento será feito no sábado (5, às 19h, com a chamada Volta da Cabocla – retorno dos carros emblemáticos do Caboclo e da Cabocla do Campo Grande para o Pavilhão 2 de Julho, na Lapinha. O evento será animado pela Orquestra do Maestro Reginaldo de Xangô, fanfarras e grupos culturais.