Campeche foi por onde começou a ocupação espanhola no México
Tasso Franco , da redação em Salvador |
28/04/2014 às 12:32
Campeche é a terra dos piratas e da paz celestial
Foto: BJÁ
A cidade de Campeche é a capital do Estado de Campeche, na Peninsula de Yucatan (formada por três Estados: Yucatan, Quitana Roo e Tabasco). Originalmente na linguagem Maya KaanPeech (Kaan=serpente, Peech= carrapato, que se traduz: lugar de serpentes e carrapatos). Durante a colonização espanhola havia nesse sitios muitas serpentes e carrapatos.
O Estado tem app. 700.000 habitantes e na capital as familias, no centro histórico, ainda se sentam na porta das casas para prosar. Por aí se tira a tranquilidade que é o lugar, porto dos piratas, onde se cultuam esses anônimos e outros conhecidos piratas que infernizaram o Caribe na época da colonização espanhola.
Como na Bahia, do ponto de vista turístico se "vende" a baiana, em Campeche se "vende" os piratas e suas histórias. Por sinal, de uma riqueza enorme, sobretudo porque a ocupação espanhol nas Antilhas e Caribe se deu com muitas lutas, invasões de embarcações piratas, Francis Drake e histórias inacreditáveis. Hoje, popularizada com a série Piratas do Caribe, com o ator inglês Johnny Deep.
Foi nesta região que aportou o conquistador espanhol Hernan Cortês, em 1519, a patir de Cuba até o Porto de Potochón, depois avançando pelo Rio Tabasco para o interior para conquistar e colonizar o território do México e derrotar o poderoso Montezuma.
Então, se trata de um lugar, Patrimônio Cultural da Humanidade desde 1997, de uma paz celestial. Fala-se tanto da violencia no México, mas, por aqui, com ruas policiadas (a Policia Turistica usa bicicletas no centro histórico) anda-se pelas ruas centrais até à madrugada, sem o menor perigo, salvo um ou outro incidente.
Cultua-se a São Francisco de Assis e a Virgem de Carmen e o centro histórico é belissimo. Lembra um pouco Cartagena das Índias com sua muralha, o mar do Golfo do México ao largo, uma bela avenida à beira mar (parece um pouco com a orla de Aracaju) e o Porto ao fundo. Há bons restaurantes e barzinhos na cidade. Os restaurantes normalmente encerram suas atividades às 11h da noite.
HISTÓRIA
Campeche ou Campete é um dos 31 Estados do México. Faz limite com os Estados mexicanos de Yucatán, Quintana Roo e Tabasco, bem como com a Guatemala e o Belize.
Tem área é de 50812 km², e população de cerca de 700 mil habitantes. A capital do Estado é a cidade de Campeche declarada Património Mundial em 1997. Separou-se do Estado de Yucatan em 7 de agosto de 1857. Foi nesta região do Golfo do México que Hernan Cortês chegou nos primeiros anos do século XVI para conquistar o México,a partir de Cuba chega ao Rio Tabasco e ao Porto de Potonchán
A formação do Estado começou com a partir da cidade de Campeche, que foi fundada em 1540, quando os espanhóis começaram a conquista da Península de Yucatán. Durante o período colonial, a cidade era um porto rico e importante, mas declinou depois da Independência do México.
Campeche era uma província de Yucatán, mas se separou em meados do século XIX, principalmente devido aos atritos políticos com a cidade de Mérida. Hoje, muito do retorno econômico do Estado é devido à descoberta de petróleo no Golfo do México na década de 70, o que tornou as cidades costeiras como Campeche e Ciudad del Carmen importantes centros econômicos.
O estado tem importantes sítios arqueológicos maias e coloniais, mas eles não são tão bem conhecido ou visto como outros de Yucatán.