Turismo

ILÊ reúne turistas e políticos na saída do bloco no Curuzu e desfile

vide
Lab da Noticia ,  Salvador | 28/02/2014 às 12:21
Cantora do Ilê
Foto: DIV
Neste sábado,1º de março, é dia de festa no Curuzu: com seu habitual colorido, riqueza musical e força étnica, o Ilê Aiyê inicia pelas ruas do bairro a sua participação no Carnaval baiano de 2014 e presença de turistas e politicos.

 A saída do bloco afro da Bahia reveste-se este ano de uma importância maior pela comemoração dos seus 40 anos de vida. A saída está prevista para às 23h, após concentração por toda a Ladeira do Curuzu, no coração da Liberdade, e em meio a uma cerimônia baseada em rituais religiosos de origem africana, conduzida pela mãe de santo Hildelice Benta, ialorixá do terreiro Ilê Axé Jitolu. Este ano, a promessa é de um número maior de convidados e mais foliões compondo o bloco (em torno de 1.500 integrantes).
 

Nesses 40 anos de vida, o presidente do Ilê Aiyê, Antonio Carlos Vovô, destaca o fato de o bloco em ser o primeiro afro a desfilar no Carnaval baiano, o seu compromisso com as origens africanas, o papel social e aglutinador que desempenha na comunidade do Curuzu/ Liberdade. Tudo isso “costurado” por uma estética diferenciada e uma musicalidade única e contagiante: “Temos a iniciativa muito corajosa de só cantar músicas próprias. Nossas músicas contam as histórias do povo negro, trabalhamos a autoestima das mulheres e dos homens negros”, observa.

 
O desfile na Liberdade começa no Curuzu e finaliza no largo do Plano Inclinado. Neste mesmo dia, os integrantes do bloco voltam a se reunir no Campo Grande para um desfile que entra pela madrugada de domingo. Na segunda-feira, dia 3 de março, o Ilê será o primeiro a desfilar no Afródromo, a partir de 18h30, no Circuito Osmar (Centro), com concentração ao lado do Sheraton Hotel (antigo Hotel da Bahia), no Campo Grande. Na terça, dia 4 de março, o bloco será o terceiro na fila do Afródromo, logo após o Cortejo Afro e o Filhos de Ghandy, com concentração também ao lado do Sheraton Hotel por volta das 18 horas. 

Com cerca de 1.500 integrantes, alas de dança e canto e mais de 100 percussionistas, o Ilê traz ainda como destaque a sua Deusa do Ébano, cargo ocupado este ano por Cynthia Paixão, empresária, eleita durante a 35ª Noite da Beleza Negra.