Turismo

PREFEITURA analisa se mantém réveillon na Cairu ou se volta a Barra

vide com informações da Agecom
Agecom , Salvador | 02/01/2014 às 17:53
Secretário da Segurança, prefeito ACM Neto e secretário de turismo, G Bellitani
Foto: Valter Pontes
   O Réveillon Salvador 2014 foi um sucesso. O evento organizado pela Prefeitura com apoio do governo do Estado, sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Cultura (Sedes), atraiu milhares de pessoas nos quatro dias de festa na Praça Cairu, no Comércio. O balanço foi apresentado hoje (02) pelo prefeito ACM Neto na companhia do titular da Sedes, Guilherme Bellintani, e do secretário estadual de Segurança Pública, Maurício Barbosa, em coletiva de imprensa realizada no Palácio Thomé de Souza. O prefeito aproveitou para afirmar que ainda está em avaliação o local para realização do próximo Réveillon.

O prefeito anunciou que está mantido o formato do evento com quatro dias, com grade de atrações no mesmo nível de qualidade, tudo com o objetivo de transformar a capital baiana no primeiro destino do Brasil no Réveillon. Serão realizadas duas grandes festas: uma num local central e outra em região com grande densidade populacional, sendo cogitados o Subúrbio ou Cajazeiras.

“Havia muita dúvida sobre a realização do evento no Comércio, mas vimos que deu certo. Ainda vamos pensar se repetiremos o evento no local. Precisamos avaliar se daqui a dois ou três anos a Praça Cairu comportará o público que esperamos trazer, já que a perspectiva é que esse número cresça a cada ano. Nos próximos meses, essa decisão será anunciada, até porque queremos lançá-lo com grande antecedência”, afirmou o prefeito. Neto também agradeceu ao patrocínio da Schin e Coca-Cola, lembrando que já houve demonstração de interesse no próximo evento.

O secretário Bellintani lembrou que o sucesso do evento foi influenciado positivamente pelo trabalho prévio no espaço, a exemplo do trabalho executado na Ladeira da Preguiça, do paisagismo na encosta que separa as cidades Baixa e Alta, além do reforço na iluminação e correção de problemas nas calçadas. “Temos uma geografia que favorece a chegada e saída de pessoas pela Avenida Contorno e Comércio e um espaço público adequado para novos tipos de evento com uma belíssima fotografia”, acrescentou.

O secretário Maurício Barbosa elogiou a iniciativa da administração com a realização do evento, especialmente pela facilidade de montagem de barreiras para revistas. “Montamos cinco barreiras que nos possibilitou fazer a revista manual, com apreensão de armas brancas e objetos cortantes. Não registramos, portanto, ocorrências graves como homicídios ou tentativas de homicídio, sendo a maioria identificada como pequenos furtos ou vias de fato”, destacou, lembrando que foram investidos cerca de R$1 milhão na área de segurança pública.

Atrações de peso nacional marcaram presença, a exemplo de Gilberto Gil, Caetano Veloso, Gal Costa, Claudia Leite, Paralamas do Sucesso, Anitta, Nando Reis, entre outros. A virada do ano contou com show pirotécnico de 15 minutos, com 12 toneladas de fogos apenas no local da festa, no Comércio, em base localizada na Baía de Todos os Santos. Ao todo, foram 20 toneladas de fogos em 12 pontos como Barra, Rio Vermelho, Boca do Rio, Itapuã, Cajazeiras, Boa Viagem, Ribeira, Periperi e nas ilhas de Paramana, Bom Jesus dos Passos e de Maré. Nesses locais, a duração dos fogos foi de sete minutos.

Cerca de 4 mil servidores da Prefeitura trabalharam diretamente na organização do evento. Foram 10 dias de montagem das estruturas, sendo palco com 19,8m de largura por 15,4m de profundidade, 50 praticáveis para palco, oito geradores, 10 estrutura entre camarim, copa e sala de operações, numa mobilização envolvendo 80 pessoas da Sedes. O Réveillon também atuou na geração de renda para 280 ambulantes que trabalharam na Praça Cairu, sendo 180 fixos e 100 volantes