Turismo

O RIO ANTIGO da Pharmacia Granado

Na Primeiro de Março, no Centro, está a loja com a maior variedade de produtos. Um passeio - cheiroso - pelo Rio Antigo!
Nara Franco , da redação no Rio de Janeiro | 19/11/2013 às 09:41
No Centro do Rio, a Granado mantém a tradição das antigas boticas cariocas
Foto: Nara Franco
Passear pelas ruas do chamado Rio Antigo é uma ótima alternativa para quem quer conhecer o começo do que hoje conhecemos como Brasil "moderno". Na Praça XV, em frente ao Paço Imperial (um ótimo museu), a família Real Portuguesa chegou ao Rio de Janeiro fugindo de Napoleão. O quadrilátero composto pela Igreja da Sé, Paço Imperial, Arco do Teles e Ruas do Ouvidor e Mercado, deram início ao "Rio, capital do Império". Tudo ali remonta ao é antigo, mas com ares de modernidade. Os casarões estão lá, mas em seu "recheio", hoje encontram-se restaurantes, lojas, bares, sebos, lojas de CD, cafés etc. 

Para um sábado de sol, nada melhor que descer na estação de metrô da Carioca, caminhar até a Praça Tirandentes e admirar o Paço Imperial. Da sacada do casarão, Dom Pedro gritou o celébre "Fico" no Dia do Fico. Ali pertinho, na Rua Primeiro de Março 16, está a Pharmácia Granado. Eu, viciada em perfumes, aromas e tudo que diz respeito a cremes e sabonetes, evito até passar pela porta. Irresistível. 

Fundada em 1870 pelo português José Antonio Coxito Granado, a Pharmacia tinha como clientes Dom Pedro II, Rui Barbosa, Pereira Passos e Oswaldo Cruz. Foi do irmão de José Antonio a ideia de criar o famoso Polvilho Antisséptico Granado, o melhor combatente de chulé que existe. Isso em 1903. Pioneira na produção de sabonetes de glicerina e na pesquisa de plantas medicinais brasileiras, a empresa se reiventou na década de 90, quando foi vendida para o empresário inglês Christopher Freeman. Dona da marca de sabonetes Phebo, a Granado entrou na era do Marketing, aumentou sua linha de produção e hoje é item cult. 

A loja da Primeiro de Março é saborosa para os sentidos. Sabonetes, cremes, hidratantes, loções, caixas de presentes em estilo vintage, esmaltes, batons, cremes para bebês ... A oferta é infinita. E tudo isso a preços acessíveis. A decoração lembra as antigas boticas, com armários em madeira e frascos de vidro. Todos os produtos podem ser testados e há até uma linha Pet para quem quer manter o cachorrinho ou o gatinho cheirosos. 

Saindo da loja, entre na Rua do Ouvidor e curta um jazz ou uma roda de samba. Tanto faz. Esqueça que o Rio de Janeiro está em 2013 e volte aos tempos do Império. Você não vai se arrepender. 

Saiba mais em: http://www.granado.com.br