Turismo

Carlos Gaban lamenta redução de 35% nos recursos para turismo em 2013


Gaban também apresentou dados que mostram grande redução de investimento na área nos últimos anos
ASCOM CB , Salvador | 12/11/2013 às 17:50
Gaban destacou que o turismo na Bahia está capengando
Foto: DIV
O deputado Carlos Gaban (DEM) participou, na manhã desta terça-feira (12), de uma audiência pública sobre o cenário turístico baiano, que contou com a presença do secretário estadual de Turismo, Domingos Leonelli. O parlamentar lamentou que, diante dos inúmeros desafios, o orçamento para o turismo seja reduzido em 35%. A audiência foi realizada pela Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo da Assembleia Legislativa.
 
Cada vez mais exigente, o turista quer ter qualidade nos hotéis, infraestrutura urbana, conforto nas praias, qualidade na prestação de serviços e segurança pública. Na contramão deste processo, disse Gaban, acabaram com as barracas de praia sem oferecer alternativas, o Pelourinho está entregue ao tráfico de drogas, o Centro de Convenções está ultrapassado e a mobilidade urbano um caos. “E como se não bastasse, o orçamento da secretaria de turismo é reduzido em 35% às vésperas da Copa do Mundo”, alertou.
 
Gaban também apresentou dados que mostram grande redução de investimento na área nos últimos anos. Os recursos investidos em turismo pelo Governo do Estado, de 2000 a 2006, foram de 46,79% em relação ao previsto no orçamento. De 2007 a 2013, a participação foi de apenas 7, 56%. Em 2007, de um orçamento de R$ 64 milhões, apenas R$ 5,3 milhões foi investido. Em 2013, apenas 0,31% do previsto no orçamento foi aplicado até o momento.
 
“A preocupação aumenta quando a proposta orçamentária encaminhada para esta Casa reduz o orçamento da secretaria de turismo em 35%. No ano da Copa do Mundo que nós deveríamos aproveitar para investir. É um contra-senso! Está na hora de nós deputados fazermos emendas ao orçamento”, disse Gaban.
 
O parlamentar também lamentou a matéria publicada no New York Times, no último domingo (10), que apresenta Salvador como “a capital dos homicídios” no Brasil. “Isso tira a Bahia dos destinos procurados pelos turistas estrangeiros”, disse Gaban.