Turismo

CANAVIEIRAS tem propostas para novos hotéis e incrementar o turismo

vide com informações da PMC
PMC , CANAVIEIRAS | 01/11/2013 às 11:40
Canavieiras no Extremo Sul da Bahia
Foto: DIV
Empresários dos segmentos imobiliário, hospedagem e entretenimento têm mantido frequentes contato com a Prefeitura de Canavieiras com a finalidade de prospectar áreas para a implantação desses equipamentos. O interesse dos empreendedores pela cidade está nas condições ideais para o turismo ecológico, náutico, hospitalidade da população, cultura e a arquitetura do casario construído no período da civilização cacaueira.

Os projetos apresentados pelos empresários manifestam interesse em implantar complexos hoteleiros conhecidos como hotéis butiques, com localização no sítio histórico, devido à proximidade do porto. “Os hóspedes desses empreendimentos geralmente são executivos do Sul do país, que têm como hobby o turismo náutico, e Canavieiras possui todos os atrativos para esse tipo de público”, informa o prefeito Almir Melo.

Outra modalidade de empreendimento hoteleiro tem demonstrado preferência pela localização fora da área urbana, nas proximidades do litoral, rodeado da Mata Atlântica e do ecossistema costeiro (manguezal). De acordo com a proposta apresentada pelos empreendedores, esses projetos arquitetônicos privilegiam o meio ambiente, preservando a vegetação, as nascentes, e a fauna, com a finalidade de proporcionar um contato direto dos hóspedes com a natureza.

Para o prefeito Almir Melo, a conservação do meio ambiente e a sustentabilidade dos empreendimentos, a exemplo da relação com a população nativa, estão presentes nos projetos. Toda a tecnologia utilizada nos complexos hoteleiros é planejada para oferecer comodidade aos hóspedes, mas sem causar impactos negativos no meio ambiente, como a energia elétrica, gerada através de sistemas alternativos, como o solar.
Para proporcionar todas as condições necessárias à implantação dos projetos, o prefeito Almir Melo já solicitou recursos ao Ministério da Integração Nacional para dragagem do canal de navegação do Rio Pardo e o alargamento da barra. “Nossa intenção é manter permanentemente o calado desses rios do estuário com condições de acesso a embarcações de médio porte”, explica o prefeito.

Dois outros equipamentos também são considerados de importância fundamental para atender a esses equipamentos, a exemplo do aeroporto (que já se encontra na primeira etapa da reforma) e a construção de um complexo receptivo para atender às embarcações. “Estamos tratando esses projetos com o Governo Federal, com a finalidade de proporcionar as condições necessárias à concretização desses investimentos, que são vitais ao desenvolvimento de nossa cidade”, concluiu Almir Melo.