Turismo

Itacaré sedia Bahia Bodyboarding Show uma semana depois do Surf Eco

Acontece até sábado, 26, em Itacaré
Ayeska Azevedo , da redação em Salvador | 25/10/2013 às 11:39
Acontece na Praia da Tiririca, em Itacaré
Foto: Censura 18 Surfshop
O litoral baiano sedia pelo quinto ano consecutivo um importante evento no calendário nacional do bodyboard e pela primeira vez no paradisíaco município de  Itacaré, situado a 397 quilômetros de Salvador, na Costa do Cacau. Trata-se do Bahia Bodyboarding Show, que conta com o patrocínio da Secretaria do Turismo do Estado, através da Bahiatursa.


O  Bahia Bodyboard Show acontece até sábado, dia 26, na Praia da Tirirca, com a presença dos maiores nomes do esporte e disputas valendo para a segunda etapa do Circuito Brasileiro de Bodyboard. Serão distribuídos R$ 35 mil em prêmios e mil pontos no ranking nacional.


Coordenador do evento, Railton Lemos acredita que essa participação do governo significa “a continuidade do processo de manter o evento internacional no nosso estado, fazendo com que o turismo esportivo cresça”, depois da apoiá-lo, em outras ocasiões, em Salvador.


BELEZAS DE ITACARÉ - Dono de incontáveis belezas naturais,  o município de Itacaré sedia um evento esportivo pela segunda vez em outubro. Na semana passada, também na Praia da Tiririca, aconteceu a sexta edição do Surf Eco Festival, que movimentou a região com muito esporte, música e ações socioambientais.


O diretor de Serviços Turísticos da Bahiatursa, Weslen Moreira, diz que o objetivo é mostrar uma Bahia receptiva a competições e a esse tipo de turismo, com recorte no esporte. “O resultando é uma ocupação de 80% da rede hoteleira, cumprindo o nosso objetivo, que é espantar o fantasma da baixa estação, aliando música (o Bahia Bodyboarding contará com apresentações de Jau e da banda Natruts) e esporte”, completa.

 

Protegida por um cinturão de Mata Atlântica, Itacaré surgiu às margens do Rio de Contas, a partir da fundação da Igreja de São Miguel, que passou a dar nome ao povoado: São Miguel da Barra do Rio de Contas. Somente em 1931, passou a se chamar Itacaré. Devido às ondas perfeitas, consideradas as melhores do estado, o destino turístico tornou-se o paraíso do surfe na Bahia.


Com um cenário de tirar o fôlego - uma vasta extensão de praias paradisíacas, rodeadas por coqueirais e areias brancas, rios, imponentes cachoeiras, matas virgens, restingas e manguezais -, o município é ideal para a prática de rapel, rafting, passeios de canoa, caminhadas, trilhas ecológicas e o melhor do surfe, em praias de ondas perfeitas.

Itacaré tem uma arquitetura marcada por antigos casarões e sobrados, decorrentes dos quase 100 anos de prosperidade, em função da produção cacaueira.  A cidade dispõe de infraestrutura completa, incluindo resorts de luxo, além das pousadas.

 
COMPETIÇÃO ACIRRADA - Cerca de 90 atletas disputam os títulos em quatro categorias no Bahia Bodyboarding Show: Profissional Masculino, Profissional Feminino, Open Masculino e Sub-16 Masculino. A macaense Jéssica Becker é uma das grandes favoritas da etapa. Campeã em Campos, a atleta vem embalada de três vitórias seguidas – além da etapa do Brasileiro.


Foi a grande campeã do Rio Bodyboarding International (evento do Circuito Mundial disputado em Copacabana, no mês de setembro) e da segunda etapa do Circuito Carioca, e quer dar mais um passo importante rumo ao inédito título brasileiro.

 

Outro favorito é o baiano Israel Salas. Atual campeão brasileiro, Israel venceu a última edição do Bahia Bodyboarding Show, disputado em Salvador, no ano de 2012. Sendo assim, o competidor chega ao evento com a missão de defender o título.