Está muito bonito e bem cuidado novamente
Tasso Franco , da redação em Salvador |
23/10/2013 às 14:38
Carramanchão no Campo Grande com plantas bem cuidadas e fonte luminosa
Foto: BJÁ
Turismo também se curte em sua própria cidade. A dica desta semana é visitar o Campo Grande, a praça monumental da cidade do Salvador, agora revitalizada com as fontes funcionando, os bancos limpos, os jardins bem cuidados, áreas para a prática de esportes e o monumento ao caboclo.
Diz-se que, quando da fundação da cidade, este foi o local analisado por Tomé de Souza e Luis Dias para erguer a fortaleza de Salvador, mas, era larga demais a esplanada e a linha de tiro em direção ao mar não era a ideal. Daí que, a comitiva escolheu o local onde se encontra a atual praça Municipal e a Prefeitura.
Com o decorrer dos anos, a cidade foi avançando pela Porta Sul (na altura da Praça Castro Alves) e ganhou os caminhos da Piedade, Campo Grande, Vitória e Barra.Na linha Sul foi a trilha natural da cidade.
HISTÓRIA (SALVADOR, CULTURA
TODO DIA)
O Largo do Campo Grande, também conhecido como Praça Dois de Julho, foi durante boa parte do século XIX um grande pasto para os animais. Construído em 1850 pelo desembargador e conselheiro Francisco Gonçalves Martins, presidente da Província da Bahia, foi também conhecido como Campo de São Pedro por influência da ermida que existiu nas suas proximidades e que, derrubada, deu lugar ao Forte de São Pedro; nesta época o campo servia para treinamento dos oficiais do forte.
Em 2 de julho de 1895, então já completamente urbanizado por influência da colônia inglesa que se instalara nas suas imediações, implantou-se ali o monumento aos heróis da independência - conhecido popularmente como monumento ao caboclo - que ocupa o centro desta que é a principal praça de Salvador. Recentemente o Campo Grande sofreu uma grande reforma, ganhando um belíssimo gradil com desenhos do artista plástico Caribé.
O Teatro Castro Alves, o principal teatro da cidade, está localizado numa das suas laterais. O Campo Grande viu nascer e morrer o Clube Cruz Vermelha, viu a residência oficial dos Cardeais ser incorporada a um prédio de luxo, e foi palco de inúmeras manifestações populares.