Festa religiosa reúne milhares de pessoas neste domingo, 20
Secom , Ilhéus |
19/10/2013 às 15:39
Imponente catedral de São Jorge de Ilhéus
Foto: Olhares UOL
Católicos de todo o Sul da Bahia estarão reunidos em Ilhéus neste domingo, dia 20 de outubro, para festejar o primeiro centenário da diocese. Além do bispo diocesano Dom Mauro Montangnolli, está confirmada a presença do Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, e de prefeitos de municípios da região. As festividades serão concentradas na Avenida Soares Lopes e na Praça Dom Eduardo, no centro da cidade.
Atendendo a solicitação do bispo, a Prefeitura Municipal assegurou serviços de infraestrutura da festa como limpeza do local, iluminação e ordenamento do trânsito. O prefeito Jabes Ribeiro destacou a importância do trabalho da Igreja ao longo da história da Capitania Hereditária de São Jorge dos Ilhéus e o papel da instituição na evangelização e educação de parcela importante da sociedade.
No domingo, a comemoração dos 100 anos da Diocese começa às 8 horas, com acolhida das caravanas em frente ao Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, na Avenida Soares Lopes. Em seguida, às 9 horas, haverá uma caminhada que sairá do Centro de Convenções em direção à Catedral de São Sebastião. De acordo com a programação divulgada pela Diocese, às 11 horas, será feita adoração e benção do Santíssimo. Às 13 horas, show com os Cantores de Deus, na Avenida Soares Lopes. A missa campal deve ser celebrada por volta das 15 horas, na Praça Dom Eduardo, com a presença do bispo primaz do Brasil, da arquidiocese de São Salvador, Dom Murilo Krieger.
Na opinião de Dom Mauro Montangnollli, a celebração do Jubileu dos Cem Anos da criação da Diocese de São Jorge dos Ilhéus “deve ser, para todos nós, tempo de profunda reflexão e ao mesmo de tomada de consciência da nossa missão comum de fazer acontecer a proposta de Jesus: a evangelização dos pobres, a libertação dos cativos e a recuperação da vista aos cegos.”
A Diocese de Ilhéus foi criada em 1913 pelo Papa Pio X, desmembrando-se da Arquidiocese de Salvador. Hoje possui 40 paróquias no município sede e em mais 27 municípios do Sul da Bahia.